Páginas

PODE ENTRA, BEM VINDO AO BLOG DO PR. OZENILDO

AQUI VOCÊ ENCONTRA UM VASTO CONTEÚDO DE ESTUDOS E PREGAÇÕES PARA A VIDA CRISTÃ.

28 de jul. de 2009

A OPORTUNIDADE É SUA!!!

A história de Davi e Golias é um dos eventos mais dramáticos história de Israel. Depois que o jovem pastor se encontrou com o poderoso guerreiro filisteu e obteve uma vitória decisiva, ele não ape­nas se tornou urna figura popular em Israel, mas ganhou notoriedade entre nações vizinhas. O Senhor ofereceu a Davi uma oportunidade para provar seu valor - e ele a agarrou!
Uma vitória miraculosa
Deus garantiu a Israel uma vitória miraculosa sobre o exército filisteu. Pêlos padrões humanos, Israel deveria ter sido derrotado, Entretanto, a bênção do Senhor ainda estava sobre Saul e, conseqüentemente, sobre Israel.
Os filisteus se reagrupam
Depois de terem sido derrotados e dispersos, os filisteus se reorganizaram, Em vez de arriscar muitas vidas, como foram em Micmás, resolveram enfrentar Israel com apenas um guerreiro - Golias - desafiando Saul a enviar um representante para lutar com o filisteu. A batalha seria decidida de acordo com o resultado! luta entre aqueles dois homens. O lado perdedor se tornaria, voluntariamente, servo do vitorioso.
40 dias, invariavelmente pela manhã e à tarde, os resultados foram devastadores: "Ouvindo Saul e todo o Israel . palavras do filisteu, espantaram-se e temeram muito" (v. 11).
havia nenhum homem no exército de Israel que se arriscasse a mar o desafio.
A OPORTUNIDADE DE DAVI
o inesperado aconteceu! De repente, Davi entrou em cena, no Deus havia que havia preparado.
A visão limitada de Saul: Saul não entendia a Davi, pois não conhecia as habilidades especiais do jovem nem compreendia a fé que aquele pastor depositava em Deus. Saul tampouco entendia a bênção especial com que o Senhor ja agraciara Davi.
Entretanto, quando Saul percebeu que Davi estava determinado a lutar, equipou-o com sua própria armadura. O jovem pastor, po­rém, sabia que não conseguiria usar as habilidades especiais levando um peso extra; precisava de liberdade de movimentos. Então, tirou a armadura e desceu ao vale para enfrentar o gigante vestindo apens a simples roupa de pastor. Davi não levava nada além de um cajado de pastor, uma funda e cinco pedras lisas do ribeiro, no alforje.
Pego desprevenido: Golias ficou confuso ao avistar Davi vindo ao seu encontro, sem nenhuma proteção - sem nem mesmo um escudeiro. Davi não usava armadura, nem ao menos um capacete para encobrir sua aparência jovem e seu belo cabelo ruivo. O gigante percebeu imediatamente que estava diante de um garoto - não de um guerreiro treinado.A ira de Golias atingiu o ápice e, humilhado, amaldiçoou Davi. Talvez, naquele momento, o guerreiro filisteu tenha jogado o seu capacete no chão e enfrentado Davi com a cabeça desprotegida. Seja lá o que tenha acontecido, o fato é que ele baixou a guarda. Rápido como um raio - antes que o filisteu percebesse o que estava aconte­cendo, uma pedra voou da funda de Davi e encravou-se na testa do gigante. Golias caiu no chão - morto!
Fim da batalha
O exército filisteu assistia horrorizado enquanto Davi cortava a cabeça de Golias com a própria espada do grande guerreiro. Eles deram Inicia-volta e fugiram, perseguidos pelo exército de Israel
O QUE GOLIAS NOS ENSINA
1- Autoconfiança é um "Beco sem saída"! A confiança de Golias centrava-se em si próprio. Ele depositava sua em sua enorme estatura, na força e na sua habilidade com armas.
2- A arrogância leva ao desastre! "Hoje, afronto as tropas de Israel", gritava (l Sm 17:10). O guerreiro filisteu era egocêntrico. Seu ego era tão grande quanto sua estatura. Achava que ninguém poderia derrotá-lo.
3- Falsos "deuses" nos abandonarão. Quando Davi se aproximou de Golias, o gigante filisteu gritou irado: "Sou eu algum cão, para vires a mim com paus? E, pêlos seus deuses, amaldiçoou o filisteu a Davi" (l Sm 17:43).
Golias, assim como todos os seus compatriotas, não adoravam ao Deus verdadeiro.
O QUE DAVI NOS ENSINA
1- A reputação de Deus sempre em primeiro lugar. O insulto de Golias a Israel incomodou Davi tremendamente - nem tanto pela dignidade nacional, mas porque Israel representava o povo escolhido de Deus. Para aquele jovem pastor, ofender Israel era o lesmo que ofender ao Senhor.
2- A confiança em Deus leva ao sucesso Davi desafiou-o: "Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do senhor dos Exér­citos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado" (v. 45).
3- As oportunidades aparecem quando estamos preparados
A habilidade de Davi com a funda não era hereditária. Ele passou muitas horas nas colinas praticando, enquanto desempenhava suas responsabilidades de pastor. Naquela época a funda era, na verdade, uma arma secreta em Israel.