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1 de out. de 2009

OS CAVALEIROS DO INFERNO!!

APOCALIPSE 9:1-12 TEMA: QUINTA TROMBETA E OS CAVALAIROS DO INFERNO
1. As trombetas são os juízos de Deus sobre os ímpios, em resposta às orações dos santos. Esses juízos não são finais, pois visam o arrependimento. Na sua ira, Deus se lembra da sua misericórdia.
2. As quatro primeiro trombetas foram juízos que atingiram a natureza: a terra, o mar, os rios e os astros. Mas agora os terrores do tempo do fim vão aumenta em tensão e intensidade. Agora não são calamidades naturais, mas terrores demoníacos invadem a terra para atormentar os homens.
3. As últimas três trombetas trazem juízos mais severos e estes atingem os homens ímpios diretamente. São "ais" que lhes sobrevirão.
4. Essa quinta trombeta fala de um tormento imposto aos homens que não têm o selo de Deus. Há inquietação no mundo. As pessoas não têm paz. Elas buscam refúgio na religião, no dinheiro, na bebida, no sexo, nas drogas, na fama, mas o vazio é cada vez maior. A degradação de valores aumenta. As famílias estão se desintegrando. A imoralidade campeia. A violência aumenta. Os conflitos se avolumam. Vivemos dias difíceis, ferozes (2 Tm 3:1; Mt 8:28).
5. Para um mundo que rejeita a Deus, a maldição é receberam o que desejam, os próprios demônios. Um inundo sem Deus somente pode existir como um mundo em que penetra o satânico. Deus dá aos homens o que eles querem e nisso está a sua maior ruína (Rm 1:18-32).
6. Deus usa ainda a obra do diabo como um castigo e uma admoestação aos maus (9:20,21).
I. O REI DA CAVALARIA DO INFERNO - V. 1,11
1. Ele é uma estrela caída do céu - v. 1
• Os anjos são descritos na Bíblica como estrelas (Jó 38:7). Lúcifer, rebelou-se contra Deus e foi lançado para fora do céu. "Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitas as nações" (Is 14:12). Jesus diz: "Eu vi a Satanás como um raio, que caía do céu" (Lc 10:18).
• A estrela que João viu foi a estrela caída. João não viu uma estrela caindo. A estrela já estava caída. A queda de Satanás é fato passado. Ele é um ser caído, decadente, derrotado.
2. Ele tem um caráter pervertido, ele é destruidor - v. 11
• Os demônios que saem do poço do abismo são liderados por esse ser maligno. Ele é assassino. Ele é ladrão. Ele é mentiroso. Ele veio roubar, matar e destruir (Jo 10:10).
• Há um espírito gerador de crise na política, na economia, nas instituições. Há um espírito gerador de conflitos dentro do homem, entre os que homens e entre as nações. Ele é o deus deste século, o príncipe da potestade do ar. O diabo é esse espírito terrível que atua nos filhos da desobediência (Ef 2:3).
3. Ele tem sua autoridade limitada - v. 1.4,5
• 0 diabo é um ser poderoso, mas Deus é todo poderoso. O diabo não tem autoridade de agir a não ser que Deus o permita, como aconteceu no caso de Jó.
a) A autoridade para abrir o poço do abismo - v. 1 - O diabo não tem a chave do poço do abismo. Essa chave lhe é dada. É Jesus quem tem as chaves da morte e do inferno (Ap 1:18). Ele solta um bando de demônios que estavam presos (Jd 6). Existem dois tipos de demônios: os presos aguardando julgamento em algemas eternas e aqueles que estão em atividade. Parte daqueles que estavam presos são liberados aqui (2 Pe 2:4). Nos abismos do inferno existem anjos guardados para o juízo. Agora Satanás recebe permissão para que esses demônios saiam e perturbem os homens.
b) Autoridade limitada quanto à ação - v. 4,5 - Os gafanhotos são insetos que destroem a vegetação (Ex 10:14,15; Jl 1:4). Mas esses gafanhotos aqui são seres malignos. 1) Eles não podem causar dano à erva da terra (v. 4); 2) Eles não podem matar os homens, mas apenas atormentá-los (v. 5); 3) Eles não podem atormentar os homens selados por Deus.
c) Autoridade limitada quanto ao tempo - v. 5 - Cinco meses não deva ser entendido aqui como um tempo literal. Cinco meses é a duração da vida do gafanhoto, da larva à plenitude da sua ação. Ele não tem poder para agir todo o tempo. Ele está limitado em sua ação e em seu tempo.
II. CARACTERÍSTICAS DOS GAFANHOTOS QUE SAEM DO ABISMO -V.7-11
• Do abismo sobem gafanhotos e eles são como cavalos preparados para a peleja (v. 7) e ferroam como escorpiões. Os gafanhotos são insetos insaciáveis. Eles comem e defecam ao mesmo tempo. Quando passam por uma região devastam tudo. Em 1866 uma praga de gafanhotos invadiu a Argélia e tão grande foi a devastação que 200.000 pessoas morreram de fome nas semanas seguintes por falta de alimento.
• Contudo, esses gafanhotos que João descreve não são insetos, mas demônios. Em certos períodos da história parece que todo o inferno é liberado para agir na terra sem restrição divina (Rm 1:18-32). Deus o permitiu. Deus os entregou. Assim, o terrível problema moral que assola o nosso século é o castigo'divino aos homens que o desprezam e zombam da sua Palavra. Deus retirou suas restrições. Esse é o toque da quinta trombeta.
• Como eles são? Quais são suas características?
1. Espírito de obscuridade - v. 2-3
• O diabo é das trevas. Ele não suporta a luz. Seus agentes também atual onde há fumaça, onde a luz é toldada, onde o sol da verdade não brilha, onde reina a confusão. Onde prevalece as trevas, aí os demônios oprimem.
• Esses agentes do inferno criam um nevoeiro na mente das pessoas com falsas filosofias, com falsas religiões. O diabo cega o entendimento dos incrédulos. O grande projeto desses demônios é manter a humanidade num berço de cegueira, numa vida de obscurantismo espiritual e depois levá-los para o inferno.
2. Espírito de destruição - v. 11 • É difícil imaginar uma praga mais devastadora do que um bando de gafanhotos (Ex 10:15; Jl 1 e 2). Esses demônios que saem do abismo têm uma ânsia destruidora. Eles são capitaneados por Abadom e Apoliom. Ele são implacáveis, impiedosos, destruidores. • Os gafanhotos não têm rei, agem em bando. "Os gafanhotos não têm rei, contudo marcham todos em bandos" (Pv 30:27). Esses espíritos malignos, porém, agem sob o comando de Satanás se infiltram nos lares, nas escolas, nas instituições, na televisão, no cinema, no teatro, na imprensa, nas ruas, na vida dos homens e como uma cavalaria de guerra em disparada provocam grande tormento.
• Esses espíritos malignos têm atormentado vidas, arruinado lares, jogado jovens na vala lodacenta das drogas, empurrado jovens para a prática da imoralidade, semeado a ganância criminosa no coração de homens depravados. Eles destroem a paz. Essa cavalaria do inferno em sua cavalgada pisoteia crianças, jovens, famílias, trazendo grande sofrimento por onde passam.
3. Espírito de poder e domínio - v. 7 • Esses demônios atuam nos filhos da desobediência (Ef 2:3). Eles mantém no cativeiro seus escravos (Mt 12:29). Os ímpios estão sob o domínio de Satanás (At 26:18) e estão no reino das trevas (Cl 1:13). • O diabo é o deus deste século (2 Co 4:4), é o príncipe da potestade do ar (Ef 2:2) e o espírito que atua nos filhos da desobediência (Ef 2:3). Há pessoas que vivem debaixo de reinado de medo e terror. Há pessoas que são verdadeiros capachos de Satanás, indo a cemitérios para fazer despachos. Outros são ameaçados de morte ao tentarem sair dos seus tentáculos. Ilustração: O lenço branco.
• Esses espíritos controlam a vida daquelas pessoas que vivem na prática da mentira, pois o diabo é o pai da mentira. • Esses espíritos controlam aqueles que vivem com o coração cheio de mágoa e ressentimento (Mt 18:34; 2 Co 2:10-11). • Esses espíritos cegam o entendimento dos incrédulos, mantendo as pessoas no cativeiro da incredulidade (2 Co 4:4).

4. Espírito de inteligência - v. 7 • Esses espíritos malignos podem discernir os que têm o selo de Deus daqueles que não o têm. No reino espiritual anjos e demônios sabem quem é você. Encantamento não vale contra a tenda do povo de Deus. O diabo não lhe toca. O diabo e seus demônios não podem atingir você a não ser que Deus o permita.
• Esses espíritos possuem uma inteligência sobrenatural. Eles são peritos estrategistas. Precisamos ficar atentos contra as ciladas do diabo. Eles são detetives invisíveis. Eles armam ciladas, criam sutilezas, inventam filosofias e religiões para torcer a verdade.
• Esses gafanhotos invadem a imprensa, as universidades, a televisão e até os púlpitos.

5. Espírito de sensualidade - v. 8
• Devemos fugir daquela idéia medieval que pinta o diabo como um ser horrendo. Ele se dissimula. Ele aparece como anjo de luz. Ele usa uma máscara atraente.
• O culto mais popular da Ásia era a Dionísio, voltado à sensualidade. Nesse culto, os adeptos se extasiavam loucamente, meneando o cabelo volumoso, em danças obscenas.
• Esses espíritos despejam no mundo uma torrente de sensualidade. Não obstante a impureza proceder do nosso coração pecaminoso, esses espíritos malignos promovem toda sorte de sensualidade. A orgia, a pornografia, o homossexualismo, e toda sorte de depravação moral estão enchendo a nossa cultura como uma fumaceira que sobe do abismo.
• O sexo no namoro, a infidelidade conjugai e as aberrações sexuais estão se tornando coisas normais para essa sociedade decadente. A pornografia industrializou-se poderosamente sob a indiferença de uns e a conivência de outros.
6. Espírito de violência - v. 8b
• Dentes de leão falam de poder de aniquilamento (Jl 1:6). Dentes como de leão retratam o poder destrutivo e devastador desses demônios. Eles não brincam. Eles não descansam. Eles não tiram férias. Eles são atormentadores. Eles agem com grande violência. Eles estão por trás de facínoras como Hitler. Eles estão por trás de gangues de narcotráficos. Essa cavalaria do inferno por onde passa deixa um rastro triste de violência e destruição.
7. Espírito de inatingibilidade - v. 9
• Esses espíritos são seres invisíveis, inatingíveis que não podem ser atacados por armas convencionais (Jl 2:7-9). Eles não podem ser detidos em prisões humanas. Eles não podem ser destruídos por bombas. Precisamos de enfrentar essas hordas com armas espirituais. Não podemos enfrentar esses gafanhotos na força na carne. Não podemos entrar nesse campo sem o revestimento do poder de Deus.
• Esses gafanhotos têm couraças de ferro. Eles parecem inatingíveis. São como os esquemas de corrupção do crime organizado que se instalam nas instituições que resistem à ação repressiva da lei.
AP. 8:1-6 TEMPO DE SILENCIAR
Não há sucessão cronológica. Este livro tem sete seções paralelas, todas trazendo uma abordagem que vai da primeira à segunda vinda de Cristo. Embora paralelas, são também progressivas. À medida que avançamos para o fim, as cenas vão ficando mais claras. As trombetas falam de um juízo parcial, enquanto as taças falam de um juízo total. As trombetas, começando no mesmo ponto, descrevem o que vai acontecer na história até o retorno de Cristo, dando ênfase no sofrimento que o mundo irá sofrer, como expressão da advertência de Deus.
I. O setimo selo e o silêncio e súplicas no céu-v. 1-5
Ao quebra o setimo selo veio um enorme silencio no ceus, param os louvores, as musicas angelicais foram interropida, creio que por um dos dois motivos ou até mesmo pelos dois motivos juntos.
1) O céu fica em silêncio para ouvir as orações dos santos As orações dos santos estão a ponto de serem elevadas para Deus. Quando os santos oram todo o céu faz silêncio para que se possa escutar. Mesmo os mais belos canticos angelicais são ordenados para serem interrompidos pois para Deus o mais importante é as orações de Seus filhos os santos significam muito mais para Deus do que todas as músicas do céu. A música celestial silencia para que o clamor dos santos chegue ao trono de Deus. As orações dos santos que chegam ao céu - v. 3-5
a) As orações dos santos sobem aos céus - v. 4 - Orar não é apenas um exercício meditativo. Nossas orações sobem à presença de Deus.
Muitos tem rebaixados a vida de Oração apenas uma pratica de meditação transcedental, oriental, como apenas um momento de reflexão ou coisa semelhante, mais a oração é uma atividade dos santos que sobem até a presença de Deus.
b) As orações dos santos provocam o justo juízo de Deus sobre os ímpios - v. 5 - O mesmo incensário que leva as orações é o incensário que derrama o juízo. Quando Oramos a Deus pedindo justiça para que ele não nos abandone quando oramos contra um impio que tem zombado de Nós, esta orações será ouvidas. Muitos salmos são orações pedindo para que os nosso inimigos recebam a vigança. Sal 149:7-9
Salmos 18:48 e me livra dos meus adversários. Tu, ó SENHOR Deus, fazes com que eu vença os meus inimigos e me proteges dos homens violentos. Salmos 44:5 Com o teu poder vencemos os nossos inimigos e, com a tua presença, derrotamos os nossos adversários. Salmos 55:12 Não era um inimigo que estava zombando de mim; se fosse, eu poderia suportar; nem era um adversário que me tratava com desprezo, pois eu poderia me esconder dele. Salmos 74:23 Não esqueças os gritos de raiva dos teus inimigos nem do barulho constante dos teus adversários. Salmos 81:14 Eu derrotaria logo os seus inimigos e castigaria todos os seus adversários.
O mesmo incensário que leva as orações é o incensário que derrama o juízo. O mesmo fogo que queimou o incenso sobre o altar, causa destruição sobre a face da terra. O julgamento de Deus cairá sobre o mundo em resposta a oração dos santos. "Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça" (Lc 18:7-8). A igreja que ora faz história.

c) As orações dos santos provam que o altar e o trono estão muito próximos - As orações que sobem do altar chegam ao trono. Orar é algo extremamente sério. Quando oramos, estamos nos unindo ao que está assentado no trono. Altar e trono trabalham juntos. Somos cooperadores de Deus na medida em que oramos. Não podemos afastar o altar do trono. Não podemos deixar de orar mesmo quando não temos tempo ore que Deus trabalhar por nós.
d) As orações são de todos os santos e não apenas dos mártires - v. 3 - Isso é uma forte evidência de que o Apocalipse está se preocupando com o destino de toda a igreja na terra em todas as épocas. Os julgamentos de Deus atingem a terra em resposta às orações dos santos. Não é as orações dos martires de Apc. 6.9, este texto mostra claramente que todas as nossas orações ascendem ao trono de DEUS, os propositos que delas são pedidos será realizado conforme a vontade de Deus, as nossas orações são oferendas ao nosso DEUS.
2) O céu fica em silêncio como atitude de suspense e tremor diante do julgamento de Deus ao mundo - Antes desse tempo havia apenas regozijo e música no céu. Houve a celebração da igreja, dos querubins, dos anjos e de todo o universo. Agora toda a música cessa. Os exércitos celestiais, vendo os julgamentos de Deus que desabarão sobre o mundo, ficam em silêncio. É o silêncio da terrível expectativa dos acontecimentos que estão por vir.
As orações dos santos serão atendidas logo em breve, e a terra sofrerá as consequencia em perseguir os santos, a igreja pediu proteção logo ela terá.
Portanto as nossas orações terá grande efeito sobre a Terra no juizo de DEUS.