Páginas

PODE ENTRA, BEM VINDO AO BLOG DO PR. OZENILDO

AQUI VOCÊ ENCONTRA UM VASTO CONTEÚDO DE ESTUDOS E PREGAÇÕES PARA A VIDA CRISTÃ.

21 de jun. de 2012

Deuteronômio 31.23 UM GUERREIRO DO ANTIGO TESTAMENTO


O meu desejo e a minha oração neste começo de estudo sobre a vida de Josué: é que cada um dos amados procure viver em conformidade com que a palavra de Deus requer de nós gálatas 5. 25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.[1] Assim como Josué venhamos a ousar a confiar em Deus em todos os aspecto de nossas vidas.
UM GUERREIRO DO ANTIGO TESTAMENTO Uma das formas mais excitantes de os homens do século XXI aprenderem lições práticas para encarar com sucesso os desafios dos nossos dias é o estudo dos personagens bíblicos do Antigo Testamento, Josué é um deles. Talvez mais do que qualquer outro personagem, Josué dá um exemplo, particularmente para os homens, de como viver uma vida cristã vitoriosa. Ele caminhou pelos campos de batalha do Antigo Testamento como um homem piedoso. Embora certamente tenha cometido erros, viveu uma vida exemplar.
Muito do que aprendemos sobre Josué está registrado no livro em o seu nome - o sexto livro do Antigo Testamento. Embora o homem Josué seja o foco do nosso estudo, muitas das lições que aprenderemos a partir de sua vida envolvem seu relacionamento com outras pessoas - os filhos de Israel, os cananeus e os indivíduos singular que estiveram intimamente ligados a ele na conquista da terra.
Batalhando contra as forças do Mal
Como cristão do século XXI, que vive numa cultura tão diferente, pode aprender com Josué? Sabemos que ele era um líder militar operando em um ambiente extremamente primitivo. Sua tarefa mais importante foi liderar os exércitos de Israel na posse da terra de Canaã.
No entanto muitos dos desafios que enfrentou são essencialmente os mesmos que o homem moderno enfrenta quando luta contra as forças do mal que tentam aprisionar seu coração e sua mente. Assim como as próprias incertezas da nossa luta contra a própria carne. Gálatas 5.
16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.[2]
Embora enfrentasse batalhas literais, Josué mostra como os homens de hoje podem ser "fortalecidos no Senhor e na força do seu poder", "revestindo-se" com "toda a armadura de Deus" a fim de derrotar "os dominadores deste mundo tenebroso" e as "forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Ef 6:10-12).
OUVINDO NOSSO COMANDANTE-EM-CHEFE ESPIRITUAL
Enquanto estudamos a vida desse guerreiro do Antigo Testamento, aprenderemos lições dinâmicas para uma vida vitoriosa. Em essência, essas lições vêm do próprio Deus, embora vejamos que emanam da experiência humana de Josué.
·Deus compreende nossas fraquezas humanas - nossos temores, nossas ansiedades e nossos sentimentos de inadequação.
·Deus promete segurança e paz interior diante do medo e do estresse.
·Deus deseja que todas as pessoas sejam salvas dos pecados; ele continua a buscar os perdidos - não importando quem quer que sejam, os erros que tenham cometido, as obras más que tenham praticado, a profundidade do desespero ou o comportamento idólatra e pagão.
·Deus honra e responde à fé, mas não espera que seus filhos ajam com base na fé "cega".
·Deus honra aqueles que o honram.
·Quando a família deixa de refletir os valores de Deus, basta passar apenas uma geração para que ocorra a degeneração espiritual.
·Como cristãos do século XXI, precisamos de "lembranças", para não nos esquecermos do que Deus já fez por nós.
·Deus pode até usar os nossos erros a fim de obter resultados Possitivos.
·Temos de dedicar um tempo efetivo a Deus, para manter a vontade dele em para nossas vidas.
·O verdadeiro amor a Deus é a essência da vida cristã.
·Fazer a vontade de Deus depende de uma escolha pessoal e não coletiva.
Estas são algumas das lições que tiraremos da vida de Josué, para nossas próprias vidas.
Portanto comece a servir de fato a Deus hoje com um coração cheio de alegria para poder ter responsabilidades futuras.



[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Almeida Revista E Atualizada, Com Números De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2003; 2005, S. Gl 5:25
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Almeida Revista E Atualizada, Com Números De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2003; 2005, S. Gl 5:19