Páginas

PODE ENTRA, BEM VINDO AO BLOG DO PR. OZENILDO

AQUI VOCÊ ENCONTRA UM VASTO CONTEÚDO DE ESTUDOS E PREGAÇÕES PARA A VIDA CRISTÃ.

12 de ago. de 2012

JOÃO CALVINO E ELEIÇÃO*


A eleição deve ser vista não apenas contra o pano de fundo da depravação e culpa do homem, mas também deve ser vista como da existência de um plano Divino.
 Pois foi na execução deste pacto que o Pai escolheu desse mundo de pecadores perdidos um número definido de indivíduos e deu-os ao Filho para serem o Seu povo. O Filho, nos termos desse pacto, concordou em fazer tudo quanto era necessário para salvar esse povo escolhido e que lhe foi concedido pelo Pai. A parte do Espírito na execução desse pacto foi e é a de aplicar aos eleitos à salvação adquirida para eles pelo Filho. Mais para que este plano fosse infalível era necessário que Cristo habitasse com homens e morresse por ele como meio de pagamento pelos pecados.
 A doutrina da eleição mostra que Deus, antes da fundação do mundo, escolheu certos indivíduos dentre todos os homens para ser o objeto de Seu imerecido amor. Esses, e somente esses, Ele propôs salvar. Sua eterna escolha de determinados pecadores para a salvação não foi baseada em qualquer ato ou resposta prevista da parte daqueles escolhidos, mas foi baseada tão somente no Seu beneplácito e na Sua soberana vontade. Desta forma, a eleição não foi condicionada nem determinada por qualquer coisa que os homens iriam fazer, mas resultou inteiramente do propósito determinado pelo próprio Deus.
Mais a Fé não é pré-condição da eleição, mais ela serve como selo desta salvação, porem a fé é dos eleitos de Deus, aquele que crê é um eleito de Deus, sendo eleitos para crer e não por que creram que são eleitos.
Mais quais são os propósitos de desta eleição:
Ela tem o caráter abençoar os eleitos, pois Deus tem prazer em nos abençoar mais que venhamos a entender, sendo um ato que o eleito deve viver uma vida de santidade, de forma irrepreensível nos esforçando a viver de modo que a nossa luz brilhe diante de uma geração corrupta.
O que nos elegeu deseja que venhamos a ser obediente a sua palavra sendo assim glorificamos a Deus por meio desta eleição.
O maior propósito desta doutrina não é de maneira nenhuma vivermos de forma desleixada mais que venhamos a viver de santidade e de fé que é uma vida que busca obedecer a sua palavra por completo, muito negligência achando que depois de salvo não precisa de nada mais, porém pelo contrário a nossa fé deve estar firmada em cristo e mais devemos estar servindo, pois este é propósito da eleição, onde este serviço é demonstrado pelo amor que temos para com o próximo e a Deus.
A eleição ela sela a certeza do Cristo, pois não foi por meio de seus esforços mais por causa de Cristo, que chama os seus elitos por meio da pregação, porem para que estes eleito continue ouvido a pregação do evangelho a igreja tem que continuar, pois foi dado a ela esta tarefa. Sendo a igreja a ainda imperfeita ela demonstra a glória de Deus, por causa da sua graça para com ela.

*TRABALHO  APRESENTADO NO MACKENZIE, SOBRE OS 500 ANOS DE CALVINO