Páginas

PODE ENTRA, BEM VINDO AO BLOG DO PR. OZENILDO

AQUI VOCÊ ENCONTRA UM VASTO CONTEÚDO DE ESTUDOS E PREGAÇÕES PARA A VIDA CRISTÃ.

7 de jun. de 2011

O PAPEL DO HOMEM E DA MULHER NO CASAMENTO

O PAPEL DO HOMEM E DA MULHER NO CASAMENTO


O casamento é uma instituição dada por Deus, para o bem comum dos homens. Deus criou a mulher para que esta possa ser auxiliar do homem.

O texto que acabamos de ler Efésios 5 22-31

O Novo testamento não providenciou uma lista detalhada das responsabilidades do marido e da mulher e muito menos esta detalhada na certidão de casamento sobre quem põem, o lixo para fora, ou quem vai arrumar as malas. Deus não esta calado com relação aos deveres domésticos, em sua palavra Ele, nos diz quais são o deveres do marido e da mulher dentro do casamento é isto que gostaria de falar com vocês casados.

O texto nos diz pelos menos um dever de cada parte.

1- O papel da Mulher no casamento .V. 22-24


Estes são um dos versículos poucos lidos e muito criticado pelo movimento feminista, onde há uma crítica ao apostolo Paulo, o chamando de marxista, mais não é verdade o que acontece é um interpretação errada das sagradas escrituras, um torcem da palavra de Deus, que o diabo tem colocado na vida das mulheres para não serem submissas aos maridos, que se acham o dono das mulheres.

Vamos entende o que Paulo nos diz: a mulher na criação não é chamada para ser subordinada na criação para ser um escrava, diante de um Senhor tirano, mais trata de uma subordinação de uma rainha ao rei, na criação foi dada o domínio sobre a terra a Adão e a Eva.
Eva foi criada para ser rainha e não uma escrava como alguns tem entendido.
Quando Deus criou Eva e apresentou a Adão, ele disse esta é “osso do meu osso e carne da minha carne”, mais o que isto significa que Adão e Eva são iguais em dignidade, valor e glória, é uma unidade e não há espaço para a inferioridade. O que é diferente é a tarefa dada a eles no casamento. A perda da dignidade feminina se dá pelo pecado do orgulho do homem, vocês homens não são superiores as mulheres.
É de notarmos que aqui é um mandamento, onde Paulo ordena que as mulheres sejam submissas aos seus marido.
Mais como deve ser a submissão Feminina? “Com ao Senhor” o marido esta no papel de Cristo dentro do lar, para que o casamento seja saudável o marido tem que ser a cabeça do lar, se ele não for a um descontrole, de quem é a cabeça e a casa vira um baderna. E isto acaba em divórcio. O homem não pode deixar de assumir suas responsabilidades a sua esposa não é sua mãe para dizer o que você vai ou não fazer.
A mulher é livre para poder usar todas as suas habilidades e poder persuadir e ajudar o marido a cumprir sua responsabilidade, mas nunca deve assumir a autoridade que não lhe pertence.

Portanto o papel da mulher é submissão ao marido como ela é submissa a Cristo, e saber que o marido é a cabeça do lar.
Vocês mulheres acham difícil esta tarefa?

2- O PAPEL DO MARIDO NO CASAMENTO.
Se de um lado as mulheres acham ser difícil a tarefa de sujeitar-se ao seu marido, muito mais difícil é a responsabilidade dada ao homem. Não apenas é ordenado que ame a sua esposa (que em termos terrenos é simples demais), mas que ele a ame da mesma maneira que Cristo amou a igreja.
V. 25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.

Quando se fala em amor em nossos dias ele esta ligado mais a voz passiva “eu estou amando”, “eu me apaixonei”, é algo que fecha os olhos e pronto esta lá, mais isto é um ensinamento do mundo, as pessoas casam e descasam dizendo que o amor acabou ou que esta amando outra pessoa esta errado!! Na Palavra de a palavra AMOR, é um muito mais um verbo doq eu um substantivo, Ele tem mais haver com agir do que com o sentir.
Quando Paulo diz: “Amai vossa mulher” é uma ordem, não é uma chamada para um estado de espírito, mais para uma ação, ele esta dizendo seja amáveis com suas esposas; tratem-na com amor; façam coisas que são verdadeiramente inspiradas pelo amor.
Como os maridos devem amar as esposas? A quantidade esta descrita no texto: que como cristo amou a igreja assim deve ser a intensidade do amor do marido para com a esposa, com paciência que as vezes ela tira do serio, como a igreja fez com Cristo, amar onde muitas das vezes a mulher pode ser rebelde assim como a igreja as vezes é com Cristo.
Se existe alguém que pudesse deixar a sua noiva este era Cristo mais não o fez pelo contrario cuida dela e entregou a vida por amor a ela.
Assim tem que ser o amor do marido para com a esposa, o homem não pode ocupar para a sua esposa, ou deixá-la de lado, pois o mesmo amor que ele dá para ele tem que dado a ela, pois ela é o próprio corpo, a mulher não pode ficar para segundo plano, isto é errado.
Vocês homens ama o seu corpo? Então ame sua esposa pois ela é seu corpo.
Para vocês casados eu quero deixar um pergunta, se fosse possível você voltar a traz se casaria com a mesma pessoa?
Eu sempre me faço esta pergunta e minha resposta é sempre sim, pois a minha esposa esta sempre comigo eu digo para ela vamos mudar de igreja ela esta comigo, ela é animada, e também corajosa pois quando eu digo vamos ela vem pois sabe que é amada, e que somos companheiros um do outro, assim ela se submete a minha autoridade em amor.
Portanto o dever do homem é amar a esposa na mesma medida que cristo fez é cultivar cada dia mais o amor, e não quere sentir ele é tarefa do homem amar a esposa e quando ele ama a esposa também o amará. Que Deus os abençoe e que vocês aprendam que o marido deve amar a esposa e a esposa se submeter a sua autoridade.