Páginas

PODE ENTRA, BEM VINDO AO BLOG DO PR. OZENILDO

AQUI VOCÊ ENCONTRA UM VASTO CONTEÚDO DE ESTUDOS E PREGAÇÕES PARA A VIDA CRISTÃ.

7 de ago. de 2009

Laodiceia

I - Laodicéia, importante centro industrial, comercial e cultural: A sétima carta do divino Mestre é destinada à Igreja de Laodicéia. Esta cidade situava-se às margens do rio Lico, afluente do Meandro. No ano 60 da era cristã foi des­truída por um terremoto, mas reconstruída depois pêlos seus habitantes, que dispensaram o auxílio do governo romano, pois eram muito ricos. Seu nome antigo era Diópolis, a cidade do Zeus mas Antíoco II ampliou-a e dotou-a de extraordinários melhoramentos, dando-lhe, então, o nome de Laodicéia, em homenagem à sua esposa, que se chamava Laodice. Além de ser importante centro de transações comerciais, possuía uma Escola de Medicina, que ficou famosa pelo preparo de um remédio próprio para enfermidade dos olhos. Também havia na região ao seu redor numerosos rebanhos de carneiros, e daí a oportunidade para fabricar vestidos de lã; pelo que se tornou ainda mais célebre. Era, pois, importantíssimo centro comercial, industrial e cultural.
As três cidades, de Laodicéia, Colossos e Hierápolis, situavam-se numa região próspera e estratégica. (Cl. 4:13)
II - O perigo da mornidão espiritual: Após identificar-se, o Senhor Jesus considera com toda a franqueza o estado es­piritual dos membros da Igreja de Laodicéia. (Ap. 3:15 e 16) A Igreja não era nem fria, nem quente, era morna. Cristo requer dos membros de uma Igreja atitudes definidas quanto à vida cristã. O célebre verso de Shakespeare: "To be or not to be, that is the questíon", ser ou não ser, eis a questão, é um desafio à nossa coragem, à nossa hombridade... Sim ou não, pois o divino Mestre e supremo Pastor exige atitude de firmeza, de convicção, mãos no arado, sem olhar para trás... A mornidão é apatia, indiferença, indecisão. A mornidão não defende a verdade, não vive a fé, não vibra com a beleza, ou com a grandiosidade do Evangelho. A mornidão é uma vela bruxuleante, apaga não apaga, morre não morre... Os cristãos que vivem no estado de mornidão espiritual correm o risco [de serem lançados fora, porque lhes falta dinamismo e vão tornando inúteis e até intoleráveis ... Ê isso que se depreende das palavras do Senhor Jesus: "Assim, porque és morno... Estou a ponto de vomitar-te da minha boca". (Ap. 3:16)
Nosso estado espiritual deve ser caracterizado pelo calor pela presença de Cristo. As Igrejas devem gozar do privilégio que a sagrada presença lhes oferece.
III - O remédio para uma Igreja enferma: Na carta à Igreja de Laodicéia as repreensões são muito severas. Já vimos como o divino Mestre condenou a mornidão espiritual. Agora condena a presunção, o orgulho proveniente do amor às ri­quezas. Aqueles cristãos julgavam-se auto-suficientes, pois eram ricos, abastados e não precisavam de coisa alguma.
Entretanto, mergulhados naquele oceano de orgulho, perderam a visão da verdade, não perceberam a sua desgraça, a sua pobreza espiritual, o seu estado miserável, a sua nudez.
Primeiro os bons conselho do mestre e segundo zelo e fervor – Todos nós devemos seguir os sábios conselhos do supremo e divinal Pastor. Adquiramos o ouro de Cristo. Saibamos apreciar as jóias do Evangelho, as riquezas da fé cristã, do perfeito amor e da paz que devemos sentir, embora não saibamos compreender a sua infinita grandeza. Aquilatemos a incomparável valia do Reino de Deus dentro de nós e sobre nós, a poderosa influência desse Reino em nossa vida neste mundo e lá no maravilhoso porvir. Isso tudo é o ouro de Cristo, que Ele nos oferece para sermos ricos de sua excelsa e divina Graça. Podendo ser ricos, pois nosso Pai celeste é infinitamente rico, por que permanecemos no estado de po­breza espiritual?
Apliquemos ainda em nossos olhos o divino colírio, para que possamos enxergar as maravilhas do Evangelho, porque se somos frios ou mornos na vida espiritual; se somos pobres orgulhosos, necessitados da Graça de Cristo, mas julgando que de nada temos falta; se deixarmos de subir, vivendo como que paralíticos, quanto à locomoção para o ápice da imensa escada da santidade, é porque nos falta visão, pouco ou nada enxergamos, somos míopes ou cegos... Aí está o Senhor com o sagrado colírio, atendamos ao seu conselho, à sua advertência, e apliquemos tão preciosa e perfeita terapêutica, para alargarmos e alongarmos a nossa visão espiritual.
IV – A felicidade esta a bate na Porta – Este texto tão utilizado para os não cristãos na verdade é uma expressão para a igreja que deixou seu dono do lado de fora, e Ele esta batendo na porta para que esta se abra e só se abre pelo lado de dentro e não por fora, aquele que abrir encontrará a felicidade de ter cristo habitando com ele e morando em seu coração.