Páginas

PODE ENTRA, BEM VINDO AO BLOG DO PR. OZENILDO

AQUI VOCÊ ENCONTRA UM VASTO CONTEÚDO DE ESTUDOS E PREGAÇÕES PARA A VIDA CRISTÃ.

27 de mai. de 2011

"Não matarás" (Êx 20:13). Celebrando a Deus no Sexto Mandamento

Celebrando a Deus no Sexto Mandamento "Não matarás" (Êx 20:13).

O Sexto Mandamento. Defende a santidade da vida humana e proíbe o homicídio.

Quais são o tipos de homicídios? Mateus 5. 21Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. 22Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo. 23Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta. 25Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. 26Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo.

São pelo menos 2

O que realmente tira a Vida por meio violento. Que é o assassinato.

E o outro que por meio de palavras. A ira sem motivo contra o irmão, o insulto ao irmão estará sujeito ao Tribunal, entre outras palavras o que o tribunal determinar será feito.

Neste versículo entrou uma palavra aquele que chamar o seu irmão de LOUCO será réu do fogo do inferno ( Louco ou Tolo é usado para aqueles que não crêem em Deus, por isso não podemos dizer que o nosso irmão é louco ou tolo, mais aqueles que não tem a fé em DEUS, estes podem ser tratados como loucos.)

Aqui nos é proibido qualquer tipo de violência e ultraje, e em geral toda ofensa que posa ferir o corpo do próximo. Pois se lembrarmos que o homem foi feito a imagem de Deus, devemos considerá-lo como santo e sagrado, de sorte que não pode ser violentado sem violentar também, nele, a imagem de Deus.

Porém este mandamento tem sido erroneamente citado contra a pena capital administrada pelo estado. Tirar a vida judicialmente como castigo por crime hediondos está autorizado em Êxodo 21, como também em Romanos 13.

Nenhum homem esta autorizado a tirar a vida mais se a nação tem a pena capital será investigado para ai sim aplicar a pena.

O sexto mandamento nos mostra um empenho cuidadoso e todos os esforços legítimos para a preservação de nossa vida e a de outros, resistindo a todos os pensamentos e propósitos, subjugando todas as paixões, e evitando todas as ocasiões, tentações e práticas que tendem a tirar injustamente a vida de alguém; por meio de justa defesa dela contra a violência; por paciência em suportar a mão de Deus; sossego mental, alegria de espírito e uso sóbrio da comida, bebida, remédios, sono, trabalho e recreios; por pensamentos caridosos, amor, compaixão, mansidão, benignidade, bondade, comportamento e palavras pacíficos, brandos e corteses; a longanimidade e prontidão para se reconciliar, suportando pacientemente e perdoando as injúrias, dando bem por mal, confortando e socorrendo os aflitos, e protegendo e defendendo o inocente. Gn 37:21,22;Dt 22:8;Tg 3:17.

Quais são os pecados proibidos no sexto mandamento?

Os pecados proibidos no sexto mandamento são: o tirar a nossa vida suicídio é o pecado mais hostil praticado pela pessoa contra o seu corpo, tirar a vida do outrem, exceto no caso de justiça pública, guerra legítima, ou defesa necessária; a negligência ou retirada dos meios lícitos ou necessários para a preservação da vida; a ira pecaminosa, o ódio, a inveja, o desejo de vingança; todas as paixões excessivas e cuidados demasiados; o uso imoderado de comida, bebida, trabalho e recreios; as palavras provocadoras; a opressão, a contenda, os espancamentos, os ferimentos e tudo o que tende à destruição da vida de alguém. Gn 9:6; Ex 21

Portanto não é dado o direito ao homem de julgar e executar a morte de seu semelhante, a tarefa de julgar e condenar é da nação do magistrado civil, e não particular.
A bíblia diz que estamos sujeitos as autoridade terrenas, pois ela foi constituída por Deus.
E quando um país assume a postura de pena de morte, creio que aqueles que andam dentro dos padrões de Deus não vai sair matando e muito menos será morto pelo Estado, ao contrario daquele que tem vivido para tirar a Vida de seu semelhante, a este o estado como estância maior por meio do Magistrado Civil pode aplicar as penas de acordo com o Estado.

23 de mai. de 2011

COMO VOCÊ PODER SER SALVO?

Lucas 18. 18-30

Uma das coisas que as pessoas sempre querem é ir para os céus não é difícil notarmos as conversas depois que uma pessoa morrer as pessoas logo dizem que a pessoa esta fazendo alegria das pessoas nos Céus.
A pergunta deste Jovem é uma pergunta onde muitos agora a substituem por SE EU MERECER DEUS É QUE SABE?
Mateus (19:16-30) e Marcos (10:17-31) contam esta mesma história. Só Lucas chama o interrogador de homem de posição. Se ele era jovem, provavelmente era jovem demais para ocupar um lugar no Sinédrio que era o lugar da Lei estava para discutir a respeito das questões da Lei, mas podia pertencer à aristocracia. Bom Mestre. Tem o sentido de bondade moral, nobreza de caráter.

COMO VOCÊ PODER SER SALVO?

Que farei para herdar a vida eterna? A pergunta mostra que o Jovem estava insatisfeito com ele mesmo e com a vida que estava levando e até as suas qualidades morais.
Ele não encontrara a vida da qual fala a Lei (Lv. 18:5), e tinha certeza que passara por cima de algum mandamento.
Muitas pessoas querem ser salvas sim muitas pessoas querem viver no reino de Deus, chama-o Deus de Bom, de Reto, Maravilhoso, Senhor, mais na verdade estes nomes dado a Jesus muitas das vezes soam apenas como título e elogios em vão, pois em nada deixaram o Criador e Salvador entra e mudar as suas Vidas.
Aquela pergunta e colocações semelhantes as que muito de vocês fazem resultaram em uma resposta com uma pergunta
O versículo 20. Sabes os mandamentos. Jesus não citou os quatro primeiros mandamentos, que tratam do relacionamento do homem com Deus, nem o último, que trata de um sentimento íntimo. Ele apenas citou aqueles mandamentos que tratam do relacionamento humano visível.
Aqueles que na maioria das vezes achamos que será o suficiente, para alcançarmos a salvação.
São eles: Honrar os pais, não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falsos testemunho contra o próximo.
Muitas pessoas se julgam serem salvas ou que merece a salvação por não fazerem nada disso, outros ainda acrecentam eu não uso drogas não bebo, e por ai vão fazendo uma lista do que eles julgam ser e alcançar a justificação.
A resposta daquele Jovem pode ser muito melhor do que a de muitos aqui. O versículo 21 Tudo isso tenho observado. O jovem falou a verdade até onde a conhecia. Ele tinha observado o código escrupulosamente, e sentia que não tinha nada do que se arrepender que a sua vida era justa.
Paulo também disse de si mesmo que "segundo a justiça que há na lei", ele era "irrepreensível" que ninguém poderia achar nele nenhum defeito (Fl. 3:6).
Mais ainda existe uma coisa que falta esta foi a colocação de Jesus, como para muitos aqui hoje que tornaram-se religiosos, espectadores de culto.
Uma coisa ainda te falta. A justiça da Lei era negativa. Jesus exigia uma completa devoção positiva. Vende tudo o que tens. Jesus sempre apresentava suas instruções de acordo com a necessidade da pessoa. A avareza era o pecado peculiar a esse homem. A ação que Jesus exigiu da parte dele iria justamente contra a sua fraqueza.
Aquele jovem era avarento, não deixava a riqueza mesmo que fosse pela vida eterna, Se ele não estivesse sinceramente interessado em Jesus, não teria ficado triste, mas teria se descartado dEle com desrespeito. Ele queria o que Jesus tinha para oferecer, mas não até o ponto de aceitar os Seus termos. A medida de sua tristeza foi a medida de sua riqueza.
Quantos dos nossos jovens e adultos podem não estar cheios de riqueza, de bens, mais estão cheios de desejos mundanos profanos, pois preferem uma noite no pecado, do que uma eternidade com Cristo, ficam tristes quando são chamados a abandonar os prazeres do mundo, as bebidas, as farras o sexo livre, para ter uma vida de santidade uma vida que nos leva para a Eternidade.
Quem pode ser salvo? Sim esta é a pergunta que muitos de vocês devem esta se perguntando, como os discípulos fizeram, Quem Pode ser Salvo?
Resposta: Aqueles que abrem mão dos prazeres das riquezas, que afasta o homem Deus, e até um muitos casos os da própria família que muitas das vezes colocará um obstáculo, para impedir de você tomar uma posição verdadeira diante de Cristo.

Portanto A recompensa dos discípulos de Cristo são de outra natureza. "A ganância é um pecado que deve ser constantemente atento, porque a felicidade e conforto não depende a riqueza deste mundo. Coisas que o mundo não satisfazer os desejos da alma.
O carnais mundanos são tolos, e chegará o dia quando Deus vai chamá-los pelo nome, e eles vão ser chamados a falarem como foi a sua vida e infelizmente receberá um apartai-vos de mim maldito.
A morte dessas pessoas é infeliz em si mesmo, e terrível para eles. Peça à sua alma. Ele odeia se separar de sua propriedade, mas Deus pediu, exigir prestação de contas, como exige a alma culpados sejam punidos imediatamente. Loucura da maioria dos homens é de se preocupar e buscar o que é apenas para o corpo e tempo, e não para a alma e eternidade.
 Quer ser salvo olhe hoje para Cristo e abandone os prazeres do mundo.

22 de mai. de 2011

Pastoreando o Coração da Criança

Pastoreando o Coração da Criança
I. POR QUE ORIENTAR NOSSAS CRIANÇAS? Gn. 18:19


Em nosso país é difícil cumprir este mandamento, pois nós fazemos parte de uma cultura que não gosta de autoridade. Nós não gostamos de estar debaixo de autoridade e também não gostamos de exercer autoridade.

Razões Para Orientá-las

Quais são algumas razões pelas quais as crianças precisam se submeter a nossa autoridade? Por que as crianças precisam de alguém que lhes diga o que é bom para elas? Quais são as necessidades, de uma criança, que pedem direção? Como que as crianças se beneficiam recebendo direção? Essas são as perguntas que queremos responder através da Palavra de Deus.
A primeira razão é que ouvir os pais, é o meio pelo qual o filho ou a filha adquire o entendimento e o temor do Senhor. Em Pv.2:1-5
A segunda razão pela qual as crianças devem receber a direção dos pais é que este é o meio pelo qual a filha e o filho crescerão em sabedoria e ganharão entendimento (Pv.4:1; Pv.13:1; Pv.19:20; Pv.23:22).
A terceira razão é que, recebendo a direção dos pais, a criança terá condição de conhecer a atitude de ser discreto e evitará problemas (Pv.5:1-2). Em Pv. 7:13
A quarta razão é que receber a direção dos pais é o meio pelo qual os filhos podem desfrutar das bênçãos prometidas. A criança que receber tal instrução, terá poucas lutas ou dificuldades na vida (Pv.1:8-9).
A quinta razão pela qual as crianças devem receber instrução dos pais é que recebê-la é o meio pelo qual o filho ou filha gozará a bênção de uma vida longa. Eles haverão de prolongar as suas vidas e trazer a prosperidade (Pv.3:1-2 e 4:10). Em Pv.7:2 A nossa cultura diz que a criança tem o direito de escolha em tudo e, temos assim, entregado a elas a responsabilidade da decisão. Mas elas não estão preparadas para tomar as decisões sábias e acertadas, e a evidência desta falha está em todo o mundo.

Falhas Comumente Cometidas
A primeira, é permitirmos que as nossas crianças desenvolvam hábitos de uma vida vazia, sem ocupação.
A segunda é nós permitirmos, às nossas crianças, hábitos de extravagâncias.
A terceira evidência, é nós permitirmos que as nossas crianças tenham o hábito de manifestarem as suas explosões emocionais e de ira

Alvos Sugeridos
Deixe-me sugerir Seis alvos amplos nesta área. Coisas que devemos estar tentando realizar no nosso treinamento com as crianças.
O primeiro é um ensino geral no conhecimento da Bíblia.
Em segundo lugar, como alvo, nós deveríamos ensinar o Catecismo as nossas crianças
Em terceiro lugar, devemos ensiná-las a lidar com a vida de forma bíblica.
Em quarto lugar, precisamos estar preocupados em treinar o caráter de nossas crianças.
Em Quinto lugar, nós temos de ensiná-las a ter uma visão bíblica sobre possessões.
Em Sexto lugar, temos de ensiná-las o valor do tempo.

Credito do http://www.monergismo.com.br/
palestra e Tedd Tripp e adaptação nossa tamb´me do Livro Pastoreando o Coração da Criança