Páginas

PODE ENTRA, BEM VINDO AO BLOG DO PR. OZENILDO

AQUI VOCÊ ENCONTRA UM VASTO CONTEÚDO DE ESTUDOS E PREGAÇÕES PARA A VIDA CRISTÃ.

27 de mai. de 2011

"Não matarás" (Êx 20:13). Celebrando a Deus no Sexto Mandamento

Celebrando a Deus no Sexto Mandamento "Não matarás" (Êx 20:13).

O Sexto Mandamento. Defende a santidade da vida humana e proíbe o homicídio.

Quais são o tipos de homicídios? Mateus 5. 21Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. 22Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo. 23Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta. 25Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. 26Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo.

São pelo menos 2

O que realmente tira a Vida por meio violento. Que é o assassinato.

E o outro que por meio de palavras. A ira sem motivo contra o irmão, o insulto ao irmão estará sujeito ao Tribunal, entre outras palavras o que o tribunal determinar será feito.

Neste versículo entrou uma palavra aquele que chamar o seu irmão de LOUCO será réu do fogo do inferno ( Louco ou Tolo é usado para aqueles que não crêem em Deus, por isso não podemos dizer que o nosso irmão é louco ou tolo, mais aqueles que não tem a fé em DEUS, estes podem ser tratados como loucos.)

Aqui nos é proibido qualquer tipo de violência e ultraje, e em geral toda ofensa que posa ferir o corpo do próximo. Pois se lembrarmos que o homem foi feito a imagem de Deus, devemos considerá-lo como santo e sagrado, de sorte que não pode ser violentado sem violentar também, nele, a imagem de Deus.

Porém este mandamento tem sido erroneamente citado contra a pena capital administrada pelo estado. Tirar a vida judicialmente como castigo por crime hediondos está autorizado em Êxodo 21, como também em Romanos 13.

Nenhum homem esta autorizado a tirar a vida mais se a nação tem a pena capital será investigado para ai sim aplicar a pena.

O sexto mandamento nos mostra um empenho cuidadoso e todos os esforços legítimos para a preservação de nossa vida e a de outros, resistindo a todos os pensamentos e propósitos, subjugando todas as paixões, e evitando todas as ocasiões, tentações e práticas que tendem a tirar injustamente a vida de alguém; por meio de justa defesa dela contra a violência; por paciência em suportar a mão de Deus; sossego mental, alegria de espírito e uso sóbrio da comida, bebida, remédios, sono, trabalho e recreios; por pensamentos caridosos, amor, compaixão, mansidão, benignidade, bondade, comportamento e palavras pacíficos, brandos e corteses; a longanimidade e prontidão para se reconciliar, suportando pacientemente e perdoando as injúrias, dando bem por mal, confortando e socorrendo os aflitos, e protegendo e defendendo o inocente. Gn 37:21,22;Dt 22:8;Tg 3:17.

Quais são os pecados proibidos no sexto mandamento?

Os pecados proibidos no sexto mandamento são: o tirar a nossa vida suicídio é o pecado mais hostil praticado pela pessoa contra o seu corpo, tirar a vida do outrem, exceto no caso de justiça pública, guerra legítima, ou defesa necessária; a negligência ou retirada dos meios lícitos ou necessários para a preservação da vida; a ira pecaminosa, o ódio, a inveja, o desejo de vingança; todas as paixões excessivas e cuidados demasiados; o uso imoderado de comida, bebida, trabalho e recreios; as palavras provocadoras; a opressão, a contenda, os espancamentos, os ferimentos e tudo o que tende à destruição da vida de alguém. Gn 9:6; Ex 21

Portanto não é dado o direito ao homem de julgar e executar a morte de seu semelhante, a tarefa de julgar e condenar é da nação do magistrado civil, e não particular.
A bíblia diz que estamos sujeitos as autoridade terrenas, pois ela foi constituída por Deus.
E quando um país assume a postura de pena de morte, creio que aqueles que andam dentro dos padrões de Deus não vai sair matando e muito menos será morto pelo Estado, ao contrario daquele que tem vivido para tirar a Vida de seu semelhante, a este o estado como estância maior por meio do Magistrado Civil pode aplicar as penas de acordo com o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário