Páginas

PODE ENTRA, BEM VINDO AO BLOG DO PR. OZENILDO

AQUI VOCÊ ENCONTRA UM VASTO CONTEÚDO DE ESTUDOS E PREGAÇÕES PARA A VIDA CRISTÃ.

22 de mai. de 2011

Pastoreando o Coração da Criança

Pastoreando o Coração da Criança
I. POR QUE ORIENTAR NOSSAS CRIANÇAS? Gn. 18:19


Em nosso país é difícil cumprir este mandamento, pois nós fazemos parte de uma cultura que não gosta de autoridade. Nós não gostamos de estar debaixo de autoridade e também não gostamos de exercer autoridade.

Razões Para Orientá-las

Quais são algumas razões pelas quais as crianças precisam se submeter a nossa autoridade? Por que as crianças precisam de alguém que lhes diga o que é bom para elas? Quais são as necessidades, de uma criança, que pedem direção? Como que as crianças se beneficiam recebendo direção? Essas são as perguntas que queremos responder através da Palavra de Deus.
A primeira razão é que ouvir os pais, é o meio pelo qual o filho ou a filha adquire o entendimento e o temor do Senhor. Em Pv.2:1-5
A segunda razão pela qual as crianças devem receber a direção dos pais é que este é o meio pelo qual a filha e o filho crescerão em sabedoria e ganharão entendimento (Pv.4:1; Pv.13:1; Pv.19:20; Pv.23:22).
A terceira razão é que, recebendo a direção dos pais, a criança terá condição de conhecer a atitude de ser discreto e evitará problemas (Pv.5:1-2). Em Pv. 7:13
A quarta razão é que receber a direção dos pais é o meio pelo qual os filhos podem desfrutar das bênçãos prometidas. A criança que receber tal instrução, terá poucas lutas ou dificuldades na vida (Pv.1:8-9).
A quinta razão pela qual as crianças devem receber instrução dos pais é que recebê-la é o meio pelo qual o filho ou filha gozará a bênção de uma vida longa. Eles haverão de prolongar as suas vidas e trazer a prosperidade (Pv.3:1-2 e 4:10). Em Pv.7:2 A nossa cultura diz que a criança tem o direito de escolha em tudo e, temos assim, entregado a elas a responsabilidade da decisão. Mas elas não estão preparadas para tomar as decisões sábias e acertadas, e a evidência desta falha está em todo o mundo.

Falhas Comumente Cometidas
A primeira, é permitirmos que as nossas crianças desenvolvam hábitos de uma vida vazia, sem ocupação.
A segunda é nós permitirmos, às nossas crianças, hábitos de extravagâncias.
A terceira evidência, é nós permitirmos que as nossas crianças tenham o hábito de manifestarem as suas explosões emocionais e de ira

Alvos Sugeridos
Deixe-me sugerir Seis alvos amplos nesta área. Coisas que devemos estar tentando realizar no nosso treinamento com as crianças.
O primeiro é um ensino geral no conhecimento da Bíblia.
Em segundo lugar, como alvo, nós deveríamos ensinar o Catecismo as nossas crianças
Em terceiro lugar, devemos ensiná-las a lidar com a vida de forma bíblica.
Em quarto lugar, precisamos estar preocupados em treinar o caráter de nossas crianças.
Em Quinto lugar, nós temos de ensiná-las a ter uma visão bíblica sobre possessões.
Em Sexto lugar, temos de ensiná-las o valor do tempo.

Credito do http://www.monergismo.com.br/
palestra e Tedd Tripp e adaptação nossa tamb´me do Livro Pastoreando o Coração da Criança

Um comentário: