Páginas

PODE ENTRA, BEM VINDO AO BLOG DO PR. OZENILDO

AQUI VOCÊ ENCONTRA UM VASTO CONTEÚDO DE ESTUDOS E PREGAÇÕES PARA A VIDA CRISTÃ.

10 de mai. de 2011

Celebrando a Deus no 5 Mandamento


Celebrando o cuidado de Deus - 5º Mandamento
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. - Êxodo 20:12
Direto ao ponto. Assim são os dez mandamentos, assim é o 5º mandamento. Princípio claro, que revela o cuidado de Deus para conosco. Como devemos nos posicionar diante desse mandamento?
A obediência que temos para com Deus é a mesme que temos para com nossos pais, pois foi Deus que nos deu os pais para cuidar de nós.
Este quinto mandamento é o primeiro que contém uma promessa, como o indica Paulo no capítulo 6 da carta aos Efésios. Pelo fato de prometer o Senhor uma bênção na vida presente aos filhos que tenham servido e honrado a seu pai e mãe, observando este mandamento tão conveniente, declara que tem preparada uma certíssima maldição  para os que são rebeldes e desobedientes
A palavra de Deus é cheia de ensino que nos manda obedecer aos pais.
Salomão escreveu: “Filho meu, ouve o ensino do teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. Porque serão diadema de graça para a tua cabeça, e colares para o teu pescoço” - Provérbios 1:8-9. O apóstolo Paulo escreveu: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.” - Efésios 6:1. Paulo escreveu também: “Filhos, em tudo obedecei a vossos pais, pois fazê-lo é grato diante do Senhor.” - Colossenses 3:20. Nos evangelhos, vemos o exemplo de Jesus. Em Lucas 2:51-52 está escrito que Jesus era submisso aos pais, e crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens. Naquela ocasião, Jesus tinha 12 anos de idade e deixou os mestres da lei maravilhados com seu conhecimento e sabedoria.
Observemos que, em todas as passagens citadas, a obediência é devida ao pai e à mãe. Não nos foi dada a opção de obedecer aquele (a) que, por algum motivo, achamos mais conveniente obedecer. A fórmula que Deus nos deu é obedeça ao pai e a mãe.
Uma palavra aos pais de forma rápida e sucinta vocês terão que presta conta a Deus como vocês criaram os seus filhos, não fiquem pensando que a salvação é individual e que vc não terá que prestar contas como vc educou ou ensinou seus filhos. Salmo 127 diz Herança do Senhor são os filhos. Um reconhecimento de que os filhos são um presente de Deus é a base para a constituição de um lar bem sucedido. Alegria e proteção são descritas como os resultados de se ter filhos e educá-los. Logo é tarefa dos pasi ensinar seus filhos no caminho que ele devem andar.
Filhos,  Honrar é dar grande valor à pessoa do pai e à pessoa da mãe. É respeitar, é considerar, é não ridicularizar, é traduzir tudo isso em ações concretas.
Honramos aos nossos pais quando reservamos tempo para estar com eles, quando os bendizemos diante dos de casa e diante dos de fora. Honramos aos pais quando vivemos por modo digno do Evangelho de Cristo, e também quando nos esforçamos para progredir, seja estudando com dedicação, seja trabalhando honestamente, para que dentre outras coisas, possamos honrá-los também com os recursos que Deus tem colocado em nossas mãos. Honre aos seus pais fazendo escolhas certas na vida. Honre aos seus pais se reconciliando com Deus, e voltando para a Igreja!
E seja prático. Em cada fase da vida, você terá formas diferentes de honrar aos pais. Vamos agir? Você mora com os pais? Vá direto ao ponto: não espere uma ordem ou pedido, saia da frente da TV e lave a louça para sua mãe. Não perca tanto tempo no msn, orkut e cia, e ajude nas tarefas diárias!
Você não mora mais com os pais? Visite-os periodicamente, ligue para eles. E lave a louça deles! Declare seu amor, sua admiração, sua gratidão. Escreva. Celebre a vida com eles! Continue achando graça nas piadas de seu pai, aquelas que você já ouviu mais de duzentas vezes! Seus pais passam por alguma necessidade? Socorra. Esteja presente. Ore com e por eles. Existe contenda entre membros da família? Seja pacificador.
Agindo de forma concreta para honrar aos pais, você será instrumento da bênção de Deus na vida deles, e o Deus fiel, que não pode negar a Si mesmo, certamente cumprirá em sua vida a bela promessa contida no 5º mandamento. Seus filhos, netos e bisnetos (lembre-se que você vai viver muito!) terão em você uma referência, e irão lhe honrar, assim como você honrou e honra aos seus pais. A propósito, hoje é dia das mães, então comece a agir. Direto ao ponto!