Páginas

PODE ENTRA, BEM VINDO AO BLOG DO PR. OZENILDO

AQUI VOCÊ ENCONTRA UM VASTO CONTEÚDO DE ESTUDOS E PREGAÇÕES PARA A VIDA CRISTÃ.

27 de set. de 2010

O PODEROSO PROCESSO DE ORAÇÃO

O PODEROSO PROCESSO DE ORAÇÃO


É quase que certo que Neemias, nasceu durante o periodo do exilio, seus avós provalvemente foram levado quando Jerusalém caiu diante dos babilônicos.
Neemias poderia ter nem se proculpado com a situação de seus irmãos, morava no palacio, copeiro comia não pagava nada pelo contrario recebia por isso, mais quanso chegou seus irmãos foi impussionado a procurar saber da cidade de Jerusalém, quando soube foi impulsionado a chorar
Não foi por acaso que o Espírito Santo levou Neemias a descrever sua experiência de oração. Neemias não apenas ressaltou como orava, mas sobre o que orava.
O que muitas pessoas não gostam de fazer é orar, e oraram sem ter uma noção de que e prá que esta orando, a maioria preferem receber as orações, do que elas mesma orarem.
Mais o nosso irmão Neemias, mostro-nos que devemos ser homens de oração quando ele soube da situação de seus irmãos e do estado que estava os muros da cidade 3 Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas.
Tais palavras causaram um efeito em Neemias v. 4 “Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus”.
Foi devido a situação do seu povo que neemias nos mostra que os homens de Deus não podem deixar de orar mesmo com tantas calamidade e destruição.

I- Reconheça a grandeza de Deus V.5

Neemias encarou o fato de que não poderia resolver aquele problema sozinho. Do ponto de vista meramente humano, aquela era uma situação impossível de ser resolvida. Mas o copeiro do rei também sabia que Deus não está restrito pelas limitações humanas. Ele é o Deus onipotente. Com ele todas as coisas são possíveis! Era dessa maneira que Neemias via a Deus. Isso explica por que ele começou a sua oração dizendo: "Ah! SENHOR [Yahweh], Deus dos céus, Deus grande e temível..!' (v. 5).
Em meio a seu desespero, Neemias levantou sua voz e abriu seu coração, reconhecendo a imensurável grandeza de Deus — seu poder incomparável, sua onisciência, sua onipresença e sua majestade. Ao usar o nome divino Yahweh, ele também estava reconhecendo que Deus nunca deixa de cumprir suas promessas. Isso explica o que ele disse a seguir em sua oração.
Voce prescisa saber que no momento de dor e impotencia, você pode contar com Deus – Aquele que pode te ajudar a passar pelos momentos mais dificeis da Vida, Neemias sabia que Deus era o seu Pastor, mesmoque ele andase pelos vales sonbrios da vida.
Ore com um coração estremamente preoculpado com a situaçao, que voce esta passando.

II – Relembre a Deus a sua aliança com Você

As palavras de Neemias foram: "Ah! SENHOR [Yahweh], Deus dos céus... que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamenfos!" (v. 5).
Continuando a oração, ele foi ficando mais específico e lembrou a Deus suas promessas a Israel:
Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; mas, se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome (w. 8,9).
Por que Neemias lembrou ao Deus onisciente as promessas que havia feito? Se o Senhor sabe todas as coisas, como ele poderia esquecer-se delas?
Claro que o Senhor nunca se esquece! Entretanto, essa é uma lição poderosa que podemos aprender a respeito da oração. Deus se agrada de escutar seus filhos relembrando-lhe suas promessas quando estão falando com ele.
No caso de Neemias, isso indica algo mais. Nem todos os filhos de Israel haviam se esquecido do Senhor. Neemias era um deles. Todavia, assim como seu predecessor Daniel, o copeiro do rei agora estava se incluindo nos pecados cometidos por Israel.
Quando verbalizamos as promessas do SENHOR que ele prometeu, estamos mostrando a ele que ainda estamos crendo e reconhecemos que é verdade suas promessas é que ele é fiel pra cumprir.

III – Confesse o seu pecado

6 Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais têm cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado. 7 Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo.
Tento neemias quanto Daniel continuaram fieis ao Senhor durante o cativeiro. Porem ambos não avaliaram o grau de envolvimento que porventura tiveram no fracasso de israel como nação. Foi por esse motivo que eles confessaram o pecado de Israel e se incluiram nele.
Ma.is Neemias e Daniel não foram os unicos que se mantiveram fieis a Deus durante o cativeiro notamos isto na oração de Neemias Havia outros que não se dobraram diante de falsos deuses Por isso ele orou: "Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome " (v. l l).
Na igreja devemos sempre combater o pecado e confessa-lo e apartar de nós os mesmo pois assim como levou a ruina de israel pode trazer muitos problemas na igreja, a mesma não cresce. A mesma passa pro momentos dificeis, mesmoque exista um remanecente Deus não se esquece das suas promessas feitas.

IV- Peça a Deus ajuda específica

Durante o prolongado período de oração e jejum de Neemias, o Se¬nhor deixou claro para ele que havia apenas uma pessoa na terra que poderia ajudá-lo a encorajar seus irmãos judeus em Jerusalém: o rei a quem ele servia. Foi por este motivo que o copeiro real orou de ma¬neira tão específica: "concede que seja bem sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem" (Ne 1:11 b). "Este homem", a quem ele estava se referindo, era o rei Artaxerxes.
O pedido de oração específico feito por Neemias reflete seu caráter. Ele não estava apenas se dispondo a orar pelo seu povo. Também se oferecia para ser o canal pelo qual o Senhor poderia operar para li¬bertar seu povo da situação desesperadora que estava vivendo em Jerusalém.
Essa certamente não foi uma decisão fácil para Neemias. Ele não era ingénuo, sabia o que estava diante de si. Deixar a corte do rei e ir para Jerusalém era o mesmo que abrir mão de sua posição que lhe garantia total segurança e proteção. Seria o mesmo que arriscar sua vida - algo que Neemias estava disposto a fazer!
Essa é a maior das demonstrações de amor e generosidade. Muitos depois séculos depois, Jesus Cristo fez o mesmo, e o apóstolo João nos lembra que é desse modo que conhecemos o amor como ele realmente é! Jesus Cristo "deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pêlos irmãos" (l Jo 3:16). Neemias já era esse tipo de homem muito antes de Jesus Cristo e seu exemplo incomparável!
Quando oramos devemos estar sendo específicos em nossas orações, pedir e sermos este canal que possa abençoar as vidas de nossos irmãos
Você que ainda não teve esta experiência maravilhosa que pedir a deus e saber que ele pode responder suas orações busque a ele.
Você que ainda não é um cristão que vive amando o mundo, e suas praticas quero te convidar a abandonar o mundo e se unir a esta igreja para que Deus possa abençoar sua vida. Deixe o pecado e venha para os braços de Deus.