Quarto Mandamento (Êx 20:8-11).
O Quarto Mandamento. A palavra sábado significa, não só descanso ou repouso, mas interrupção do trabalho. Aqui se apresenta objetivamente a razão do sábado, pelo fato de Deus ter cessado a obra da criação no sétimo dia. Subjetivamente, em Dt. 5:14,15, há uma razão apresentada no fato do homem precisar de descanso. Também os israelitas foram lembrados de que Deus os redimiu da escravidão do Egito para desfrutarem do seu repouso.
A guarda do sétimo dia da semana como sendo o sábado não foi revogada no N.T., mas o sábado da Nova Criação é mais naturalmente celebrado no dia quando Cristo, tendo terminado Sua obra consumada, levantou-se dos mortos. A igreja apostólica celebrava ambos, o primeiro e o sétimo dias, mas logo interromperam o velho costume hebreu.
Vemos que promulgou este mandamento por três motivos:
Primeiro, porque o Senhor quis, por meio do repouso do sétimo dia, dar a entender ao povo de Israel o repouso espiritual no qual devem os fiéis abandonar suas próprias obras para que o Senhor opere neles.
Em segundo lugar, quis que existisse um dia ordenado para reunir-se, para escutar sua Lei e tomar parte em seu culto.
Em terceiro lugar, quis que aos servos e a os que vivem sob o domínio de outro lhes fosse concedido um dia de repouso para poder descansar de seu trabalho. Mas isto é uma conseqüência, antes que uma razão principal.
Porém os judeus usaram o sábado como meio supersticioso, colocando regras e julgo sobre o povo.
Por isso foi abolido o dia observado pelos judeus — o qual era útil para desarraigar a superstição, e se destinou a esta prática um outro dia o qual era necessário para manter e conservar a ordem e a paz na Igreja. Este dia foi escolhido o domingo como o dia do Senhor pois foi quando Cristo consumou a obra na cruz, ou seja a sua ressurreição. I Cor. 15 17 “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.”
Portanto vamos usar o Dia do Senhor para o Senhor com orações evangelizações e não para ir ao estádio, sítio, shopping, ou outro tipo de lazer, que Deus nos dê a graça para servimos a ELE fielmente.