Páginas

PODE ENTRA, BEM VINDO AO BLOG DO PR. OZENILDO

AQUI VOCÊ ENCONTRA UM VASTO CONTEÚDO DE ESTUDOS E PREGAÇÕES PARA A VIDA CRISTÃ.

26 de abr. de 2011

Celebrando a Deus no Quarto Mandamento (Êx 20:8-11).


Quarto Mandamento (Êx 20:8-11).

O Quarto Mandamento. A palavra sábado significa, não só descanso ou repouso, mas interrupção do trabalho. Aqui se apresenta objetivamente a razão do sábado, pelo fato de Deus ter cessado a obra da criação no sétimo dia. Subjetivamente, em Dt. 5:14,15, há uma razão apresentada no fato do homem precisar de descanso. Também os israelitas foram lembrados de que Deus os redimiu da escravidão do Egito para desfrutarem do seu repouso.
A guarda do sétimo dia da semana como sendo o sábado não foi revogada no N.T., mas o sábado da Nova Criação é mais naturalmente celebrado no dia quando Cristo, tendo terminado Sua obra consumada, levantou-se dos mortos. A igreja apostólica celebrava ambos, o primeiro e o sétimo dias, mas logo interromperam o velho costume hebreu.
Vemos que promulgou este mandamento por três motivos:
Primeiro, porque o Senhor quis, por meio do repouso do sétimo dia, dar a entender ao povo de Israel o repouso espiritual no qual devem os fiéis abandonar suas próprias obras para que o Senhor opere neles.
Em segundo lugar, quis que existisse um dia ordenado para reunir-se, para escutar sua Lei e tomar parte em seu culto.
Em terceiro lugar, quis que aos servos e a os que vivem sob o domínio de outro lhes fosse concedido um dia de repouso para poder descansar de seu trabalho. Mas isto é uma conseqüência, antes que uma razão principal.
Porém os judeus usaram o sábado como meio supersticioso, colocando regras e julgo sobre o povo.
Por isso foi abolido o dia observado pelos judeus — o qual era útil para desarraigar a superstição, e se destinou a esta prática um outro dia o qual era necessário para manter e conservar a ordem e a paz na Igreja. Este dia foi escolhido o domingo como o dia do Senhor pois foi quando Cristo consumou a obra na cruz, ou seja a sua ressurreição. I Cor. 15 17 “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.”
Portanto vamos usar o Dia do Senhor para o Senhor com orações evangelizações e não para ir ao estádio, sítio, shopping, ou outro tipo de lazer, que Deus nos dê a graça para servimos a ELE fielmente.

Celebrando o Terceiro Mandamento

Celebrando a Deus no Terceiro Mandamento "Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão" (Êx 20:7).

O Terceiro Mandamento. Proíbe o uso do nome de Deus "a serviço da incredulidade e mentira". Consubstanciar nossa falsidade apelando para Deus, provoca juízo certo. Aqui também se pode descobrir o poder moral para a injunção feita aos cristãos, "que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados" (Ef. 4:1), isto é, não tomar o nome de Cristo em vão.
Proíbe-nos aqui abusar de seu santo e sagrado Nome nos juramentos para confirmar coisas vãs ou mentiras, pois os juramentos não devem servir-nos para prazer ou deleite, senão para uma justa necessidade quando se trata de manter a glória do Senhor ou quando é necessário afirmar algo que serve para edificação.
Infelizmente estamos vivendo em uma cultura onde o nome de Deus é usado por ímpios em novelas em filmes tais pessoas pensam em sua ignorância que elas será inocentados, mais pelo contrário Deus execultrá seu Juizo sobre tasi pessoas pois ele nunca terá o culpado por inocente.
Tais pessoas no tempo certo receberá a justa vingança de Deus por terem maculado os seu santo e sagrado Nome.
Você cristão ao contrário, tome este Nome com reverência temor e tremor e com toda dignidade, segundo o exige sua santidade.
Se você tem usado o nome de Deus em vão peça e Le perdão e mude seus hábitos.
"O Primeiro Mandamento resguarda então a unidade de Deus, o segundo a Sua espiritualidade, e o terceiro Sua divindade ou essência. No primeiro somos proibidos de fazer que Deus seja um entre muitos quando Ele é o Único; no segundo de O igualarmos a uma imagem corruptível, quando Ele é o Espírito incorruptível; no terceiro de identificá-Lo de qualquer modo com a criatura, quando Ele é o Criador" (James Murphy, Commentary on Exodus, in loc. ).