Páginas

PODE ENTRA, BEM VINDO AO BLOG DO PR. OZENILDO

AQUI VOCÊ ENCONTRA UM VASTO CONTEÚDO DE ESTUDOS E PREGAÇÕES PARA A VIDA CRISTÃ.

6 de jul. de 2012

Série sobre Josué O TREINAMENTO BÁSICO DE JOSUÉ 2 Timóteo 2: 1-4


Josué era um líder - assim como você! Quando você se tornou criso, herdou uma posição de liderança. Você pode não ser presidente de uma grande empresa ou pastor de uma igreja, mas é um líder no grande exército de cristãos de Deus,a sua família. Em prol dos iniciantes, você foi chamado para ser um arquétipo de Jesus Cristo - e isso é liderança. pessoas olhando para você: sua esposa, seus filhos e seus amigos. A forma como você desempenha este nível de liderança determina seu progresso.
Vojá ficou impaciente porque o cronograma de Deus não combina com o seu - especialmente quando se trata de obter uma posição de respeito e de reconhecimento? Pois há uma necessidade de um treinamento que pode velar anos e mesmo assim você ser reprovado por Deus, foi assim com Moises. Devido a falta de paciência. E não precisamos receber o reconhecimento das pessoas mais primeiramente de Deus. I cor. 15.58
O exemplo de Josué me ajudou grandemente - e tenho certeza que um estudo de sua vida ajudará você também, não importa qual seja a sua posão de liderança cris. Ajudará você a ser um esposo (a)  melhor, um pai ou mãe melhor, um emprerio melhor operando num mundo secular, ou um servo melhor.
EXPERIÊNCIAS NO DESERTO
Moisés desenvolveu uma confiança incomum em seu jovem substituto. Este fato fica claro em vários eventos durante a jornada pelo deserto, do Egito para Canaã.
A primeira campanha militar de Josué
No caminho para a terra Prometida, os filhos de Israel enfrentaram inimigos que não aprovaram a intromissão em seu território. Em Refidim (Êx 17:8-16) - local onde Moisés feriu a rocha e fez sair água - o exército de Amaleque atacou os israelitas. Como assistente militar de Moisés, Josué liderou um contra-ataque e, com a ajuda sobrenatural de Deus, levou sua tropa de novatos à primeira conquista militar.
Certamente esta experiência ajudou a prepará-lo para os desafios que enfrentaria em Canaã. Sua lição mais importante foi que Deus estava ao seu lado. Se apenas lhe obedecessem, teriam vitória sobre todos os inimigos. Josué jamais esqueceu aquela experiência em Refidim.
A EXPERIÊNCIA DE JOSUÉ NO ALTO DA MONTANHA
Quando Israel chegou ao deserto do Sinai e acampou em frente à  grande montanha, todo o povo ouviu a voz de Deus reverberando por todo aquele local sagrado. Mais tarde, Deus escreveu suas leis em tábuas de pedra e ordenou a Moisés que subisse a montanha, entrasse em sua presença e recebesse os Dez Mandamentos. Respondendo à ordem divina, Moisés levou Josué consigo (Êx 24: 12, 13) - não permitindo que os outros líderes de Israel o acompanhassem. "Esperai-nos aqui", disse aos anciãos, "até que voltemos [Moisés e josué] a vós outros" (v. 14).
Os detalhes exatos deste episódio não o claros. É duvidoso que Josué tenha experimentado a glória de Deus no mesmo grau que Moisés, mas gozou de maior acesso à presença do Senhor do que os outros líderes. Somente ele teve permissão para continuar subindo a montanha com Moisés. Não sabemos em que ponto foi instruído a parar; no entanto, sabemos que sua exposição à presença de Deus foi.
uma importante lição aqui. Somente Deus conhece nosso futuro, e, na sua providência, ele revela seus planos soberanos, os quais, de alguma forma incompreensível, estão inter-relacionados e
interagem com nossa liberdade de fazer escolhas, dentro da Sua vontade.
A MISSÃO DE JOSUÉ DE EXAMINAR A TERRA
A oportunidade de Josué de demonstrar seu compromisso para ser o seu comandante-em-chefe surgiu quando Moisés o nomeou, junto com outros onze homens, para entrar em Canaã e espiar a terra (Nm 13:1-14: 10). Quando retomaram de sua missão, somente Josué, Calebe foram positivos quanto à entrada em Canaã. Os outros estavam assustados pelo que viram - cidades fortificadas e guerreiros gigantes. Instilaram o mesmo medo em todo o Israel, e a nação inteira se levantou em rebelião contra Moisés e seu irmão Arão. Os filhos de Israel não deram ouvidos e logo se rebelaram e por isso Deus os estreminou no deserto não permitindo que entrasse na terra prometida, com excessão de Josué e calebe que não desanimaram diante do episódio.
Algumas lições importantes
1-      Não se fazes um líder em pouco tempo, Josué levou mais de 39 anos para ser reconhecido.
2-      As pessoas são que pensam de forma negativa nunca alcança nada na vida poder ser destruída pelo próprio Deus para não contaminar as demais pessoas.
3-      Aqueles que tem um coração firme este alcança do Senhor a misericórdia
Não importa o tempo que levou para Josué ser treinado o importante é a qualidade do líder e o reconhecimento que é Deus o guia da nossa historia. Muitos tem buscado uma alto realização, na vida profissional, reputação e realizações matérias, e mesmo diante de tudo isto podem acaber ouvidao de Deus que não fez nada para ELE.