Páginas

PODE ENTRA, BEM VINDO AO BLOG DO PR. OZENILDO

AQUI VOCÊ ENCONTRA UM VASTO CONTEÚDO DE ESTUDOS E PREGAÇÕES PARA A VIDA CRISTÃ.

19 de jul. de 2012

Tiago 1.12-27 Cristianismo é Ação


Após entendermos que muitas das provações serem até de origem de financeira, que pode ser uma provação de acordo  como cada um de nós entendemos e reagimos a ela. Mais aquele que permanece firme sua recompensa declarada em termos do presente e do futuro. O homem que se mantém firme é verdadeiramente feliz agora; mas também receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. Para nós a vida eterna, é entretanto "um axioma bíblico” , mais diante desta coisa ele nos leva a três grandes lições ligada ao tema:
Primeiro a origem do pecado, Segunda a origem da dádiva divina, A terceira é a prática da palavra de Deus, Trazendo o resultado que é verdadeira religião.
Primeiro a questão do pecado Pergunta 14 do B.C. Que é pecado?  Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus, ou qualquer transgressão desta lei.
Mais como o pecado vem? Ele é proveniente da tentação que carrega a ideia de seduzir ao pecado "impulso do mal". Alguns judeus arrazoavam que tendo Deus criado tudo, devia também ter criado o impulso do mal. E considerando que é o impulso do mal que tenta o homem ao pecado, em última análise é Deus, que o criou, o responsável pelo mal. Tiago aqui refuta a idéia. Deus não pode ser tentado pelo mal, e ele mesmo a ninguém tenta.
Não é diferente o que vemos nas pessoas no século XXI, que querem justificar seus pecados por meio de vários argumentos. Todos pecam, a carne e fraca, quem nunca pecou atire a primeira pedra, e por ai vai.
Em vez de acusar a Deus pelo mal, cada um deve assumir a responsabilidade pessoal dos seus pecados. Que é a sua própria cobiça que o atrai e seduz. Quando o desejo do mal se levanta na mente, não pára aí. A cobiça dá à luz o pecado, e o pecado produz a morte. A morte aqui é a morte espiritual em contraste com a vida que Deus dá àqueles que o amam (1:12). Como cristão devemos evitar o pecado.
Segundo - Deus é a fonte da Luz e do Bem- Deus não é a fonte da tentação mais sim da Luz, e das boas dádivas, Assim como o sol que influi na natureza é sempre o mesmo, apesar de que repetidas vezes se interpõem a terra e as nuvens, fazendo o que a nós parece variável, assim Deus é imutável e nossas mudanças e sombras não são mudanças nem alterações nEle. O que o sol é na natureza, Deus o é na graça, providência e glória, e infinitamente a mais. Como toda boa dádiva é de Deus, assim, em particular, é o fato de termos nascido de novo, e todas suas conseqüências santas e felizes provêm dEle. Um cristão verdadeiro chega a ser uma pessoa tão diferente da que era antes das influências renovadoras da graça divina, que é como se fosse formado de novo. devemos dedicar todas as nossas faculdades ao serviço de Deus, para que possamos ser uma espécie de primícias de suas criaturas. Deus é inteiramente consistente; Ele não muda.
Terceira Recepção da Palavra. Quando falamos em recepção temos que levar em conta que nos é dado é a maneira como devemos, proceder diante das pessoas e de Deus, como devemos viver.  A forte admoestação para que todo o homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar, muitas pessoas senpre estão prontas para falar e criticar mais nunca para ouvir ainda quebrando o nono mandamento, CM 144. Quais são os deveres exigidos no nono mandamento? São: conservar e promover a verdade entre os homens e a boa reputação de nosso próximo, assim como a nossa; evidenciar e manter a verdade, e de coração, sincera, livre, clara e plenamente falar a verdade, somente a verdade, em questões de julgamento e justiça e em todas as mais coisas, quaisquer que sejam; considerar caridosamente os nossos semelhantes; amar, desejar e ter regozijo pela sua boa reputação;entristecer-nos pelas suas fraquezas e encobri-las, e mostrar franco reconhecimento dos seus dons e graças; defender sua inocência; receber prontamente boas informações a seu respeito e rejeitar as que são maldizentes, lisonjeadoras e caluniadoras; prezar e cuidar de nossa boa reputação e defendê-la quando for necessário; cumprir as promessas lícitas; empenhar e praticar tudo o que é verdadeiro, honesto, amável e de boa fama
Quando um cristão dá evasão à ira, fica incapaz de agir com justiça; e além disso, ele não deixa lugar, ou pelo menos atrapalha, à vindicação da justiça divina no mundo. O Cristianismo é uma religião de ação. Por mais importante que seja o ouvir (cons. 1:19), não se deve parar por aí. O fazer deve seguir-se ao ouvir. Ser apenas ouvinte é uma forma de engano próprio. Deve levá-lo a uma prática o homem que ouve e não faz não consegue saber como é o seu reflexo diante do espelho. O espelho, que revela as imperfeições do homem exterior, foi colocado agora em contraste com a lei perfeita, a lei da liberdade, que reflete o homem interior. Esta é a primeira referência à lei na epístola (cons. 2:8-12; 4:11). Tiago usa o termo para indicar o lado ético do Cristianismo, o didake, "ensinamentos". Aqui ele chama a lei de perfeita. Sl. 19:7: trazendo assim a Lei da liberdade significa que é uma lei que se aplica àqueles que têm o status da liberdade, não da lei, mas do pecado e do ego, pela palavra da verdade. O homem que olha para esta lei e adquire o hábito de fazer assim (parameinas) transforma-se em operoso praticante e encontra a verdadeira felicidade (será bem-aventurado no que realizar).
Muitas pessoas se ouvíssemos um sermão a cada dia da semana e um anjo do céu for o pregador, não o conduziria nunca para o céu se apoiar somente no ouvir.
Resultado Verdadeira Religião. Quando os homens se esforçam por parecer mais religiosos do que realmente são, é um sinal de que sua religião é vã. Não refrear a língua, a prontidão para falar das faltas do próximo, ou para diminuir sua sabedoria e piedade, são sinais de religião vã. O homem que tem uma língua caluniadora não pode ter um coração verdadeiramente humilde e bondoso.
As religiões falsas podem conhecer-se por suas impurezas e falta de caridade. A religião verdadeira nos ensina a realizar cada coisa como estando na presença de Deus. uma vida imaculada deve ir unida ao amor e a caridade não fingidas. Nossa religião verdadeira é igual a medida em que estas coisas ganhem lugar em nosso coração e conduta. Lembremo-nos que nada presta em Cristo Jesus salvo a fé que opera pelo amor, que purifica o coração, que submete as luxúrias carnais e que obedece aos mandamentos de Deus.