Páginas

PODE ENTRA, BEM VINDO AO BLOG DO PR. OZENILDO

AQUI VOCÊ ENCONTRA UM VASTO CONTEÚDO DE ESTUDOS E PREGAÇÕES PARA A VIDA CRISTÃ.

8 de set. de 2012

ACEPÇÃO DE PESSOAS É UMA PRÁTICA CONTRA A A LEI REAL. 2:1-13.




TRATA AS PESSOAS PELO QUE VESTEM 2.1-4

Quando Tiago diz: Meus irmãos, marca a transição para um novo assunto: após faar de que na igreja principalmente do primeiro século havia muitos necessitado, pobres, viúvas e órfãos, se vocês que estão na igreja estão fazendo acepção de pessoas, não tem a mesma fé me Cristo, pois ele nunca fez acepção de pessoas sempre esteve com pecadores e pobres não vivendo só com os ricos, ou com aqueles que se dizem ser santos, vocês olham muito mais a aparência do que o coração da pessoa , e os próprio inimigos de Cristo viam que Ele não fazia descriminação. Mt 22.16 
Os que professam fé em Cristo como o Senhor da glória não devem fazer acepção de pessoas simplesmente pelas circunstâncias é aparências externas, de uma maneira que não concordam com sua profissão de ser discípulos do humilde Jesus. Tiago não anima à áspereza nem à desordem; deve dar-se o respeito civil, mas nunca de tal modo que influencie nos procedimentos dos cristãos para dispor dos ofícios da Igreja de Cristo ou para passar as censuras da igreja, ou em alguma questão da religião. O questionar-nos é algo que serve de muito em cada parte da vida santa. Façamo-lo com maior freqüência e aproveitemos toda ocasião para discorrer com as nossas almas.
(A questão da Sinagoga e não Igreja "deve-se lembrar que as duas palavras synagoge e ekklesia “igreja” são sinônimos aproximados, e pode-se imaginar que synagoge e não ekklesia é que deve ter se transformado no termo regular para a igreja propriamente dita. Assim é possível que a palavra fosse usada por Tiago aqui como sobrevivência dos tempos quando o seu uso era normal"). 
Como os lugares de adoração não podem ser edificados nem mantidos sem custos, pode resultar apropriado que os que contribuem sejam acomodados de forma concordante, no entanto, se todos fossem pessoas de maior orientação espiritual, os pobres seriam tratados com mais atenção do que costuma acontecer nas congregações.
Uma das coisa que João Calvino buscava na igreja reformada, era que os irmãos de condição não devia menosprezar os pobres: “admito, pois que a comunhão dos santos só é possivel quando cada um se vê contente com a sua propria medida e ainda reparta com os seus irmãos as dadivas recebidas e em contrapartida admite ser também assistido pelas dadivas alheias.” Assim não devemos criar acepção de pessoas.

COMO EU VEJO E COMO DEUS VÊ V. 5-7
       Tiago nos leva não só a nos mais aos seus primeiro leitores que eles deve prestar atenção, como é que Deus vê.
1- Deus os vê como ricos -  Aqueles que concedem tratamento especial ao rico deixam de considerar que escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé, e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam., não é que todo o pobre é eleito e será salvo, e como ele mostra é que o mundo vê uma coisa e Deus de outra maneira e que pra Deus todos são ricos na Fé, independente do que tenha e isto é o que deve imperar nas igrejas nos dias de hoje. A preferencia de Deus em escolhe na maioria os pobres é porque ele repudia a soberba do mundo qu evaloriza só a aparência. João 7.48
2- Segundo motivo porque é inconsistência mostrar favor especial aos ricos é que foram justamente eles que perseguiram os cristãos. Tribunais é uma referência às cortes judias que eram autorizadas e reconhecidas pela lei romana. E aqui também mostra que são os ricos que os oprimem, e os explorar querendo dominar a sua maneira de pensar e de crer. O ponto alto do argumento de Tiago contra o favorecimento dos ricos é que blasfemam o bom nome. Não é o nome de "cristão" que eles blasfemam, mas o nome de Jesus Cristo, é o que muitos tem feito não pela suas ações depreciam o bom nome de Cristo. 
DEUS NOS OLHAR COMO SOMOS E O NOSSO CORAÇÃO E NÃO O QUE ESTA POR FORA.
A DESCRIMINAÇÃO É A QUEBRA DA LEI V 8-13
O estado humilde é mais favorável para a paz interior e o crescimento na santidade. Deus daria riquezas e honra deste mundo a todos os crentes se fossem para seu bem, considerando que Ele os têm escolhido para que sejam ricos na fé e os tem feito herdeiros de seu reino, que prometeu conceder a todos os que o amam. Devemos notar que com quanta freqüência as riquezas conduzem o homem ao vício e à maldade, e até os contamina I Timoteo 6.10., e quão grandes recriminações se faze, a Deus e à religião por parte de homens ricos, poderosos e grandes no mundo; isso fará que este pecado pareça muito grave e néscio.
Quando se faz acepção de pessoas estamos quebrando a Lei, o que as Escritura dá como lei é:  amar ao próximo como a si mesmo. esta lei é uma lei real que vem do ETERNO, REI dos reis; e se os cristãos agem injustamente tornam-se convictos de transgressão pela lei. Paulo chama esta Lei: de “Lei de Cristo”, gal. 6.2.
O preconceito irmãos para com os pobres, não é algo trivial, mais um pecado, um desvio do padrão divino e de sua Justiça. Lv. 19.15; Deut. 1.17 e 16.19.
Não é de nos admirar que em muitas igrejas vemos bajuladores de homens, de pastores, quando vemos claramente um deles entrando na igreja pessoas ficam ansiosa para fazerem até festa para os tais, ao passo que se entra um pobre mesmo que não conheça, logo é deixado de lado. Muito daqueles querem viver sendo bajulados.
Porém quando entra um na igreja mesmo sendo cristão será que temos o mesmo apreço por ele como teriamos por aquele?
Será que estamos olhando e tratando todas as pessoas que entram na nossa igreja da mesma forma? Ou será que quando chega um com uma condição melhor nos chegamos a ele como forma de mostra que nos importamos com e com a salvação dele, mais não fazemos isto com o necessitado estamos trasgrendindo a Lei de Deus e realmente aqueles que assim procedem receberá a justa condenação da parte do proprio Eterno.
Que o Eterno Deus possa por meio do Seu Espirito nos guiar e nos mostra para não andarmos fazendo acpção de Pessoas.