Páginas

PODE ENTRA, BEM VINDO AO BLOG DO PR. OZENILDO

AQUI VOCÊ ENCONTRA UM VASTO CONTEÚDO DE ESTUDOS E PREGAÇÕES PARA A VIDA CRISTÃ.

28 de mar. de 2012

A Adoração partindo do Antigo Testamento


A Adoração no Antigo Testamento
Quando Olhamos para a palavra de Deus desde Genesis até o apocalipses descobrimos que sempre foi desejo de Deus que o povo reuni-se para cultuar a Ele. os nosso primeiros pais e seus decendentes estava sempre buscando a Adorar ao Eterno, mesmo sem antes Deus estabelecer formas, como deveriamos nos portar, achamos que tudo aquilo que se está oferecendo a Deus, Ele aceitará, desde que seja feito com sinceridade e zelo. Este falso entendimento mostra que somos uma geração ignorante quanto à forma bíblica de cultuar a Deus.[1] Ele sempre preoculpou-se com a sinceridade do coração daqueles que vinha lhe adorar. É o caso que encontramos em Genesis 4. “3 Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta;[2] e Hebreus 11.4 “ Foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que o de Caim. Pela fé ele conseguiu a aprovação de Deus como homem correto, tendo o próprio Deus aprovado as suas ofertas. Por meio da sua fé, Abel, mesmo depois de morto, ainda fala[3]  Ou seja o Todo Poderoso não aceita um culto sem fé e sem uma dedicação real a ele, por este motivo a oferta de Abel foi aceita, pois ele chegou com fé para cultuar a Deus.
ADORAÇÃO significa: Culto, honra, reverência e homenagem prestados a poderes superiores, no caso bibico somente a Deus Exodo 20.5 é o unico digno de ser Adorado.
Na Bíblia há quatro etapas de desenvolvimento da adoração a Deus.
1) Os patriarcas adoravam construindo altares e oferecendo sacrifícios (Gn 12.7-8; 13.4; 35.1). não existia na epóca um lugar onde poderia ser o lugar de adoração, mais eles levantavam altares e ali adorava a Deus e sacrificavam.
2) Em seguida veio a adoração no TABERNÁCULO, Grande barraca na qual eram realizados os atos de adoração durante o tempo em que os israelitas andaram pelo deserto, depois da sua saída do Egito (Êx 25—27). O tabernáculo continuou a ser usado até que o TEMPLO foi construído, no tempo do rei Salomão.[4]   e no Templo, Edifício construído no monte Moriá, em Jerusalém, no qual estava centralizado o culto a Javé em Israel. Substituiu o TABERNÁCULO. O primeiro Templo foi construído por Salomão, mais ou menos em 959 a.C., e destruído pelos babilônios em 586 a.C. (2Rs 25.8-17).[5]  Tanto o Tabernáculo como o Templo todo Israel iam para adorar a Deus leva suas ofertas dízimos e sacrifícios. Porém com a destruição do templo surgiram as Sinagogas.
3) A adoração nas SINAGOGAS começou durante o CATIVEIRO, ali os judeus reunião-se para cultuar, aprender e descidir a respeito da comunidade, as sinagogs eram lugar de adoração, tribunal, e escola para que os filhos . a Casa de oração dos judeus, que começou a existir provavelmente durante o CATIVEIRO. As sinagogas se espalharam pelo mundo bíblico. Nelas, adultos e crianças adoravam a Deus, oravam e estudavam as ESCRITURAS (Lc 4.16-30). A doutrina cristã se espalhou entre os judeus por meio das sinagogas (At 13.13-15), cuja organização e forma de culto foram adotadas pelas igrejas cristãs.[6]  Assim a Sinagoga passa ocupar lugar central na religião Judaica sendo um ponto de encontro dos judeus para as orações e para a leitura das Sagradas Escrituras. Jesus fez muitos milagres quando estava nas sinagogas, Mateus 12.9-14; 423;9.35; Lucas 10.11-14.
4) Da adoração cristã fazem parte pregação (At 20.7), leitura das Escrituras (1Tm 4.13), oração (1Tm 2.8), louvor (Ef 5.19) e ofertas (1Co 16.1-2), além de batismos (At 2.37-41) e da ceia do Senhor (1Co 11.23-29).[7], Falaremos depois das adoração e reuniões da Igreja no Novo Testamento.  
Portanto até aqui é de fundamental importância que o povo de Deus se reúna em templo pois assim serviram as sinagogas, como lugar de adoração e não podemos desprezar as reuniões congregacionais. 


[1] O Culto que Não Cultua a Deus por Pr. José Santana Dória
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1993; 2005, S. Gn 4:4
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil, 2000; 2005, S. Hb 11:4
[4]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[5]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[6]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[7]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005