De
acordo com 1:1, a história teve lugar durante o tempo dos juízes. Este foi um
período de 400 anos depois que Israel entrou na terra prometida sob liderança
de Josué e não havia nenhum rei em Israel (cerca BC 1500-1100 AC). O livro
de Juízes vem um pouco antes de Rute em nossas Bíblias e você pode ver em seu
último versículo que tipo de período era. Juízes 21:25 diz: "Naqueles
dias não havia rei em Israel, cada um fazia o que era reto aos seus próprios
olhos." Esse era um tempo muito escuro em Israel. As pessoas pecavam, e
Deus mandava inimigos contra eles, o povo pedia socorro, e Deus
misericordiosamente levantava um juiz para libertá-los. Novamente e novamente o
povo se rebelou, e parecia que os propósitos de Deus para a justiça e glória de
Israel estavam falhando. E o que o livro de Rute significa para nós é um
vislumbre do trabalho oculto de Deus durante o pior dos tempos.
Olhe
para o último versículo de Rute (4:22). A criança nascida de Rute e Boaz
durante o período dos juízes é Obede. Obede iria gerar Jesse e Jesse iria
gerar Davi, que levaria Israel a grande glória. Uma das principais
mensagens deste pequeno livro é que Deus está trabalhando no pior dos
tempos. Mesmo com os pecados de seu povo Ele pode e tem trabalhado para
sua glória. É verdade, a nível nacional, e vamos ver que é verdade a nível
pessoal, familiar, também. Deus está trabalhando no pior dos
tempos. Quando você pensa que Ele está distante de você, ou até se voltou
contra você, a verdade é que Ele está criando alicerces para a maior felicidade
em sua vida.
“Não
julgue o Senhor com débil entendimento mas a confie na Sua graça. Atrás de
uma providência carrancuda Ele esconde uma face sorridente.” Acho que essa é a
mensagem de Rute. Vamos ver como o autor desconhecido, sob a inspiração do
Espírito Santo, ensina-nos.
DEUS ESTÁ TRABALHANDO
NO PIOR DOS TEMPOS.
Adicionando
Luto à Fome
Os
versículos 1-5 descrevem a miséria de Noemi. Primeiro (1:1), há uma fome
em Judá onde Noemi e seu marido Elimeleque e seus filhos Malom e Quiliom
vivem. Noemi sabe muito bem que provoca a fome. Deus provoca.
Levítico 26:3-4 diz: “Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus
mandamentos, e os cumprirdes, então eu vos darei as chuvas a seu tempo; e a
terra dará a sua colheita, e a árvore do campo dará o seu fruto;”
Quando
as chuvas são retidas, é a mão dura de Deus. Então, eles tomam a decisão de ir
habitar em Moabe, uma terra pagã com deuses estrangeiros (1:15; Juízes
10:6). Isso foi brincar com o fogo. Deus tinha chamado seu povo para
que vivam separados das terras vizinhas. Então, quando o marido de Noemi
morre (1:13), o que ela poderia sentir além do juízo de Deus? Além disso
acrescentou tristeza à fome?
Então
(em 1:04), seus dois filhos, tomam mulheres moabitas, uma chamada Orfa, e outra
Rute. E mais uma vez a mão de Deus cai sobre eles. Versículo 5 resume
a tragédia de Noemi após dez anos do casamento de filhos: " E morreram
também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois
filhos e de seu marido." A fome, uma mudança para Moabe, a morte de seu
marido, o casamento de seus filhos com esposas estrangeiras, e a morte de seus
filhos. Um golpe após outro golpe, tragédia atrás de tragédia. E agora?
É néscio pensar em escapar da cruz que se põe em nosso
caminho para que a tomemos. Mudar de lugar não é consertar as coisas. Os que
levam a gente jovem a más companhias e os desviam do caminho das ordenanças
públicas, ainda que pensem que o fazem por boas razões, e armados contra a
tentação, não sabem qual será o final.
As provações ou os prazeres terrenos são de breve duração. A
morte se leva continuamente aos de toda idade e situação, e estraga todas
nossas consolações externas: nunca preferiremos em excesso as vantagens que
durarão eternamente.
O
que Noemi resolve é devolver as noras
No
versículo 6 Noemi fica sabendo que "o Senhor visitou o seu povo e deu-lhes
comida." Então, ela decide voltar para Judá. Suas duas noras, Rute e Orfa,
vão com ela parte do caminho pelo que parece, mas, em seguida, nos versos 08-13
ela tenta convencê-las a voltar para casa. Eu acho que existem três razões
pelas quais o escritor dedica muito espaço ao esforço de Noemi para devolver
Rute e Orfa.
Miséria
de Noemi
Primeiro,
a cena destaca a miséria de Noemi. Por exemplo verso 11, Noemi disse:
“Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre
mais filhos, para que vos sejam por maridos? Voltai, filhas minhas, ide-vos
embora, que já mui velha sou para ter marido;" Em outras palavras, Noemi não
tem nada para lhes oferecer. Sua condição é pior que a delas. Se elas
tentarem ser fieis a ela e ao nome de seus maridos, elas encontraram nada além
de dor. Assim, ela conclui no final do versículo 13: " Não, filhas
minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do
SENHOR se descarregou contra mim." Não venha comigo, porque Deus é contra
mim. Sua vida pode ser tão amarga quanto a minha.
Um
costume israelita
A
segunda razão para os versículos 8-13 é preparar-nos para um costume em Israel
que vai transformar tudo em torno de Noemi nos seguintes capítulos. O
costume era que quando o marido israelita morresse seu irmão ou parente próximo
se casaria com a viúva para continuar o nome do falecido (Deuteronômio
25:5-10). Noemi está se referindo a esse costume (no versículo 11) quando
ela diz que não tem filhos para se casar com Rute e Orfa. Ela acha que é
impossível para Rute e Orfa continuem empenhadas ao nome da família. Ela
não se lembra, evidentemente, que há outro parente chamado Boaz que possa
executar o dever de um irmão.
Há
uma lição aqui. Quando decidimos que Deus é contra nós, geralmente
exageram o nosso desespero. Tornamo-nos tão amargos que não podemos ver o
raios de luz espreitando ao redor das nuvens. Foi Deus quem acabou com a
fome e abriu o caminho de volta para casa (1:6). Foi Deus quem preservou
um parente para continuar a linha de Noemi (2:20). E foi Deus que
constrangeu Rute a ficar com Noemi. Mas Noemi está tão amargurada pela
providência de Deus, que ela não consegue ver sua misericórdia e trabalho em
sua vida.
A
terceira razão para os versículos 8-13 é fazer com que a fidelidade de Rute a
Noemi parecer surpreendente. O versículo 14 diz que Orfa beijou Noemi e se
foi, mas Rute se agarrou a ela. Nem mesmo outra súplica outra no verso 15
pode mandar Rute embora. Este é o mais impressionante após a descrição
sombria da Noemi a respeito de seu futuro. Rute fica com ela, apesar de
aparentemente não ter esperança para o futuro. Noemi pintou o futuro preto
e Rute pegou sua mão e foi junto com ela.
As
palavras surpreendentes de Rute são encontradas em 1:16-17,
Mulher
Ideal de Deus
Quanto
mais você refletir sobre essas palavras, o mais surpreendente se tornam. O
compromisso de Rute com a sua sogra indigente é simplesmente
surpreendente. Em primeiro lugar, isso significa deixar sua família e sua
terra. Em segundo lugar, isso significa também uma vida de viuvez e sem
filhos, porque Noemi não tem homem para dar. Em terceiro lugar, significa
ir para uma terra desconhecida, com um novo povo e novos costumes e
língua. Em quarto lugar, era um compromisso ainda mais radical do que o
casamento: "Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada” (v.
17). Em outras palavras, ela nunca vai voltar para casa, mesmo que Noemi
morra. Mas o compromisso mais impressionante de tudo é este: "O teu Deus
será meu Deus" (V. 16). Noemi acaba de dizer no versículo 13, "A
mão do Senhor foi contra mim." Então a experiência de Noemi com Deus foi
amarga. Mas, apesar disso, Rute abandona sua herança religiosa e toma o Deus de
Israel como seu Deus.
Talvez
ela tivesse feito esse compromisso anos antes, quando seu marido lhe disse do
grande amor de Deus por Israel e seu poder no Mar Vermelho, e seu propósito
glorioso de paz e justiça. De alguma forma Rute veio a confiar em Deus,
apesar da amarga experiência de Noemi.
Aqui
temos uma imagem de mulher ideal de Deus. Fé em Deus que vê além de
circunstâncias amargas. Liberdade das seguranças e confortos do
mundo. Coragem para se aventurar no desconhecido e no estranho.
Compromisso radical nas relações designadas por Deus.
Noemi e Rute chegaram a
Belém. As aflições produzem grandes e assombrosas mudanças em pouco tempo; que
Deus, por Sua graça, queira preparar-nos para todas essas mudanças, especialmente
para a grande mudança!
Noemi significa
"prazerosa" ou "amigável". Mara, "amarga" ou
"amargor". Agora era uma melhor de espírito amargurado. Ela tinha
tornado a casa vazia, pobre, viúva e sem filhos. Mas há uma plenitude para os
crentes da qual nunca podem ficar vazios; a boa parte que não será tirado dos
que a têm. O copo da aflição é um copo "amargo", mas ela reconhece
que a aflição provém de Deus. Convêm muito que nosso coração seja humilhado sob
providências humilhantes. Não é a aflição mesma, senão a aflição bem levada a
que nos faz bem.
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