Estes versículos
mostram a diferença entre os homens que pretendem ser sábios e os que realmente
o são.
Embora toda a Epístola de Tiago seja uma literatura
sobre a Sabedoria, esta (sophia) só foi expressamente mencionada nesta
passagem e em 1:5.
O orgulho do conhecimento no caso dos leitores de
Tiago deu vazão à inveja amargurada e ambição egoísta, que
resultou na O autor não quer dizer aqui que os mestres estivessem se apartando
da doutrina ortodoxa, mas antes que pela sua vida inconsistente eles estavam
mentindo contra a verdade do Evangelho. Quem
pensa ou fala bem não é sábio no sentido das Escrituras, se não vive e age bem.
Quem é sábio e inteligente
(segundo Deus), deve:
1 – Distinguir entre a sabedoria
celeste e a terrena. Um
coração que carrega sentimentos de:
· inveja amargurada: um forte
desejo de promover a própria opinião, ignorando a opinião dos outros;
· sentimento faccioso: ambição
egoísta. A palavra significa realmente o vício do líder de um partido criado
para seu próprio orgulho. É a ambição partidária, o orgulho faccioso (RIENECKER
e ROGERS).
Muitas das vezes as pessoas tem sim uma sabedoria
porem esta é terrena logo é "falsa" pois esta sabedoria está
caracterizada não como a sabedoria que desce lá do alto, isto é, não tem
a sua origem em Deus. Pelo contrário é terrena, animal e demoníaca. "Estas
três palavras, descrevem a falsa sabedoria, que não tem origem divina, numa
seqüência crescente – pertence à terra, não ao mundo de cima; à mera natureza,
não ao espírito; e aos espíritos hostis do mal e não de Deus." Falsa
sabedoria produz confusão (perturbação, E.R.C.) – provavelmente
uma referência a discussões na igreja – e toda espécie de cousas ruins. Deus
não é um Deus de confusão (I Co. 14:33), nem simpatizante do mal (I Jo. 1:5).
Portanto, uma "sabedoria" que provoca uma situação como essa não pode
vir de Deus.
2- Mostrar por meio de uma vida piedosa sua
sabedoria.
Deus capacita seus filhos com sabedoria a fim de que
eles vivam em sabedoria. A atitude de acumular conhecimento e não colocar em
prática é prova de estultícia. Um coração que adquiriu a sabedoria que nasce do
temor a Deus (Pv.1.7; 9.10) mostrará (revelará) às pessoas essa sabedoria, com
uma atitude de mansidão, ou seja, de humildade.
Assim como um coração que é arrogante por se julgar
inteligente e “esperto” é algo desprezível e insuportável aos olhos de Deus (Tg
4.6), um coração humilde e cheio de temor a Deus, que é um coração
verdadeiramente sábio, é agradável ao Senhor. Um coração verdadeiramente sábio
(que teme a Deus) não se engrandecerá diante de seus feitos, mas, fará tudo com
o objetivo de glorificar a Deus. Tal atitude é o remédio Divino para o pior dos
nossos pecados: o egoísmo
A sabedoria verdadeira
pode conhecer-se pela mansidão do espírito e do temperamento. Os que vivem em
maldade, inveja e contenção, vivem em confusão; e estão obrigados a ser
provocados e precipitados em toda má obra. Tal sabedoria não vem do alto, senão
que brota de princípios, atos ou motivos terrenos, e está dedicada a servir a
propósitos terrenos. Os que se jactam de uma sabedoria assim devem cair na
condenação do diabo. A sabedoria celestial, descrita pelo apóstolo Tiago, é
próxima ao amor cristão, descrito pelo apóstolo Paulo; e ambos são descritos
assim para que todo homem possa provar plenamente a realidade de seus logros
nelas. Não tem disfarce nem engano. Não pode cair nos manejos que o mundo
considera sábios, que são espertos e mau-intencionados, senão que é sincera,
aberta, constante, uniforme e coerente consigo mesma. Que a pureza, a paz, a
bondade, a docilidade e a misericórdia sejam vistas em todas as nossas ações, e
que os frutos da justiça abundem em nossa vida, provando que Deus nos tem
outorgado este excelente dom.
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