Páginas

PODE ENTRA, BEM VINDO AO BLOG DO PR. OZENILDO

AQUI VOCÊ ENCONTRA UM VASTO CONTEÚDO DE ESTUDOS E PREGAÇÕES PARA A VIDA CRISTÃ.

28 de jul. de 2010

O Selados e o penhorados efesios 1.11-14

Após o apóstolo Paulo falar do prazer do Pai em ter feito todas as coisas convergirem em Cristo, e mostra as bênçãos que temos da parte de Deus o porque ele nos escolheu Paulo se volta novamente para os eleitos, e repete alguns conceitos dos v.4 e 5.
Onde devemos pensar sobre qual a garantia que temos, se tudo que compramos nas lojas ele vem com um prazo de garantia seja ela de um ano ou mais, fala-se até de garantia estendida mais o que temos como garantia de nossa salvação é o Selo e o penhor do Espírito Santo

1- Pois somos feitos herança v.11-12:

Em Cristo nos tornamos filhos adotivos e herdeiros de Deus, somo detentores das bênçãos de Deus assim como um filho adotivo naquela época tinha os mesmo direito do nascido, assim Deus nos fez herança sua conforme propósito Dele que faz todas as cousas conforme o conselho de sua vontade Deus é soberano.
O primeiro passo para quem pensa em se relacionar corretamente com Deus, é compreender que Ele manda, Ele determina, Ele impõe as condições de relacionamento, e nós abrimos nosso coração para entendermos a sua vontade.
Deus não é um ditador por ser assim, entenda que ele só faz isto pois estávamos mortos nos nossos delitos e pecados!
Essas condições que Ele impõe, estão cheias de AMOR, de MISERICÓRDIA, de COMPAIXÃO, por nós.
ELE é que faz tudo conforme a Sua vontade, deseja que nós sejamos para louvor da sua glória. Mais o que é louvor de sua glória? Só a gloria de Deus brilha na vida de seus filhos, pois nada somos só apenas vasos de sua misericórdia, e a sua bondade em nós deve ser motivo de louvor e de sua gloria.
Para louvor da sua glória Para melhor entender isso, observe que Paulo NÃO disse que Deus deseja que os crentes sirvam, ou trabalhem, ou cantem para louvor da glória de Deus.
Mas que SEJAM para louvor da glória dEle.Cada crente em Jesus Cristo deve ter como principal alvo da própria existência ser motivo de louvor para a glória de Deus.
Cada crente deve ser um LOUVOR VIVO da glória de Deus.

2- Selados e penhorados com o Espirito Santo v.13,14
Seqüência do que ocorrera com os efésios: OUVIRAM (a Palavra verdadeira, o Evangelho), CRERAM e foram SELADOS com Santo Espírito da promessa.
Tudo começa com o ouvir. Dos muitos que ouvem, alguns poucos CRÊEM. E os que crêem, são selados com o Espírito Santo.
Isto não significa, no entanto, que estávamos inativos. Longe disso. Neste contexto, em que a nossa própria salvação é atribuída inteiramen¬te à vontade de Deus, a nossa responsabilidade também é mostrada. Isto porque (v. 13) primeiramente ouvimos a palavra da verdade; depois te¬mos crido nele (Cristo), e assim fomos selados com o Santo Espírito da promessa. Que ninguém diga, portanto, que a doutrina da eleição pela vontade e misericórdia soberanas de Deus, por misteriosa que seja, tor¬na desnecessário a evangelização e a fé. Pelo contrário! É somente por cau¬sa da vontade graciosa de Deus para salvar que a evangelização tem qual¬quer esperança de sucesso e a fé se torna possível. POIS OUVIMO PRIMEIRAMENTE A PALAVRA DA VERDADE. A pregação do evange¬lho é o meio que Deus estabeleceu para livrar da cegueira e da escravidão aqueles que escolheu em Cristo antes da fundação do mundo, e para os libertar para crerem em Jesus, e assim fazer com que se concretize sua vontade.
Duas figuras para o Espírito Santo:
a) SELO: autenticidade e proteção dessa autenticidade. Ter o Espírito Santo é ser autenticado como filho da promessa. O Selo era o que determinava se o decreto era verdadeiro ou não colocado com um anel, hoje temos este selo sobre nossas vidas.
Ter o Espírito Santo é estar protegido contra qualquer um que quiser violar essa condição. Nada poderá abrir nossas vidas estamos protegidos pelo selo do Espírito Santo.
A segunda palavra é
b) PENHOR, Paulo usa uma palavra da área comercial, penhor significa garantia que aquela transação será efetivada: algo de valor é oferecido pela compra de outro quando este não tem como pagar, garantindo que o compromisso total será honrado.
 Espírito é o penhor de nossa herança ou seja da nossa vida eterna, até o dia da redenção, pois enquanto vivemos neste mundo há uma necessidade de um Penhor até chagar o dia de nossa redenção.
 símbolo de um penhor só termina quando ambas as partes tiverem cumprindo o contrato, logo Deus cumprirá a nossa parte do contrato também, pois o contrato termina no dia da redenção ou seja no dia do juízo, mesmo que estejamos redimido pelo sanguem de Cristo, o resultado não é visível.
 Espírito Santo que habita em nós é a garantia divina de que fomos SELADOS como AUTÊNTICOS filhos de Deus e, como tais, somos herdeiros de Deus.
O sinal de um negócio só tem sentido até o dia em que for efetivado o tal negócio.
A garantia do Espírito Santo em nós terá validade até o dia em que formos resgatados, quando estaremos para sempre com o Senhor, vivendo na plenitude da nossa herança, ao lado dEle, eternamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário