Páginas

PODE ENTRA, BEM VINDO AO BLOG DO PR. OZENILDO

AQUI VOCÊ ENCONTRA UM VASTO CONTEÚDO DE ESTUDOS E PREGAÇÕES PARA A VIDA CRISTÃ.

14 de jun. de 2011

Celebrando a Deus No 9 mandamento

Nono Mandamento "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo" (Êx 20:16)

O Senhor condena aqui todas as maldições e injúrias com as que se ultraja a boa fama de nosso irmão, e todas as mentiras com as quais, de qualquer forma que seja se fere o próximo.
Pois se a boa fama é mais preciosa que qualquer outro tesouro, não recebemos menos dano ao sermos despojados da integridade de nossa boa fama que ao sê-lo de nossos bens. Com freqüência se consegue tirar os bens a um irmão com falsos testemunhos, tão perfeitamente como com a cobiça das mãos. Por isso fica amarrada nossa língua por este mandamento, como o estão nossas mãos pelo anterior.
Os pecados proibidos no nono mandamento são: tudo quanto prejudica a verdade e a boa reputação de nosso próximo, bem assim a nossa, o testemunho falso, subornar testemunhas falsas, falar inverdades, mentir, caluniar, maldizer, depreciar, tagarelar, cochichar, escarnecer, censurar temerária e asperamente ou com parcialidade, interpretar de maneira má as intenções, palavras e atos de outrem; adular e vangloriar; elogiar ou depreciar demasiadamente a nós mesmos ou a outros, a negligência daquelas coisas que são de boa fama; praticar ou não evitar aquelas coisas que trazem má fama, ou não impedir, em outras pessoas, tais coisas, até onde pudermos Gn 3:5,12,13;4:9;9:22;21:9;26:7,9; Ex 23:1; Lv 5:1;19:11,15-17; I Sm 2:24;22:9,10; II Sm
Nossas palavras podem prejudicar outras pessoas. O homem que diz !são só palavras? é um tolo. Palavras têm ferido as pessoas mais do que !pedras e paus? (Provérbios 18:21, 10:11, 26:18-19). Mais perigosos ainda é o homem que mente em nome de Deus utilizando-se de Sua Palavra.

Deus odeia a mentira (Provérbios 12:22). A mentira conduz a outros pecados. Uma mentira exige outra. A mentira também é o artifício que o homem confia para se proteger da penalidade de outros pecados. Qual é o homem que trapaçaria, roubaria, cometeria adultério ou assassinato sem que pensasse que ao ser questionado poderia encontrar abrigo na mentira? O homem que sempre é fiel está livre de uma imensidão de pecados.
A perda da credibilidade é o resultado inevitável daquele que mente. Nenhum mentiroso é bem sucedido em suas tentativas de engano. O mentiroso perde o direito de ter credibilidade e mais cedo ou mais tarde os homens suspeitarão de cada palavra dele.
Outro pecado que as pessoas cometem é o de se vangloriar do que fez, também e auto bajulação,
O inferno é o destino de todos os mentirosos que não foram lavados e transformados pelo Senhor Jesus Cristo (Apocalipse 21:8, Salmo 15:1-3).

A Ajuda para a Honestidade
Incentive seus Filhos a terem amor e respeito pela verdade. Nosso exemplo pessoal é necessário para que nossas instruções tenham sucesso.

Lembre-se que Deus é Onisciente e Ninguém pode enganá-Lo e nenhuma mentira é oculta a Ele. Sal 139
Tenha todo cuidado quando falamos de outros. Somente aquilo que é absolutamente verdadeiro é que deve ser dito. O que for além disso, devemos aplicar aquela regra de ouro, ou seja, o conceito moral que nos ensina a tratar os outros como queremos ser tratados. As coisas negativas a respeito do nosso próximo só devem ser repetidas se houver uma razão justa (I Pedro 4:8). Efésios 4:15 é um resumo do nosso dever a este respeito. Como cristãos devemos se recusar a ouvir fofocas e a exposição desnecessária das falhas de outras pessoas. Se é errado fazer fofoca, também o é encorajá-la ao ouvir. (Pro 25:23).

Portanto a Lei de Deus deve ser observada e que não podemos sair ai falando dos irmãos para que este não venha a desanimar na igreja e venha abandonar.
Existe muitas pessoas que deixam de vir para a igreja devido a língua dos que se diz cristãos. Por isso refreie a sua língua. Tg 3.1-10

Um comentário:

  1. Boa noite caro colega Pr. Ozenildo, a paz de Cristo.
    Agradeço em perceber nas postagens relvância. Entretanto, fico preocupado e coro o rosto de vergonha em conviver e perceber a indescência de muitos que se dizem "pastor" presbiteriano, quebrando também este mandamento desavergonhadamente, não sou dono da verdade e nem estou julgando ninguém, mas as evidências são a motriz para esta visão, "pelo seus frutos conhecereis". Mas gosto do seu blog, parabéns. abçs. rev. Vicente Vasconcelos, em Cristo.

    ResponderExcluir